Ajuda:Conteúdo restrito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em [[{{{1}}}]].
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.

Um dos cinco pilares da Wikipédia é a doutrina de conteúdo livre, o que significa que todo o conteúdo da Wikipédia deve estar disponível sob licença livre, o que proíbe que materiais sob direitos autorais sejam carregados. Contudo, a Fundação Wikimedia permite que a comunidade desta Wikipédia e de outros de seus projetos criem políticas isentando o projeto dessa doutrina nos casos em que é necessária a utilização de um material sob direitos autorais para melhorar a qualidade de um artigo. A política de conteúdo restrito desta Wikipédia permite o carregamento de materiais sob direitos autorais não permitidos no Commons desde que esteja dentro de determinadas restrições, entre as quais destacam-se:

  • O conteúdo sob direito autoral só poderá ser carregado se for necessário para melhorar a compreensão de um assunto em um ou mais artigos e/ou anexos e não for possível encontrar material semelhante sob licença livre.
  • Não devem existir dois materiais semelhantes que passem a mesma informação ao leitor. Antes de carregar um material certifique-se de que não existe um já carregado que possa servir ao mesmo propósito.
  • O material deverá ser de qualidade inferior a original, servindo apenas ao propósito educacional e de transmissão de conhecimento.
  • O autor com direito sobre o material poderá requerer sua retirada da Wikipédia. Por isso, será sempre melhor requerer sua autorização sob as restrições de licenças disponíveis.
  • Todas as informações sobre o material devem ser devidamente preenchidas.


O que é o conteúdo restrito?[editar | editar código-fonte]

De acordo com a Wikimedia Foundation, uma política de isenção de doutrina (PID) pode ser criada por cada comunidade. Com base nessa permissão, foi aberta uma votação dentro da Wikipédia lusófona a fim de liberar o carregamento restrito de mídias. Uma PID foi criada, de acordo com as delimitações das legislações norte-americana, brasileira e portuguesa, para que os carregamentos pudessem ser realizados sem infringir as leis de cada uma destas nações. Diante disto, o conteúdo restrito consiste na liberação parcial de conteúdos com direitos autorais resguardados para utilização única nos artigos e anexos da comunidade lusófona. Seu objetivo principal é incentivar o desenvolvimento e o aprimoramento de artigos e anexos que não possuem mídias livres para ilustrá-los, especificá-los e exemplificá-los.

Regras gerais[editar | editar código-fonte]

  • Não é permitido carregar imagens ou áudios quando existir um semelhante sob licença livre ou já carregado no ficheiro da Wikipédia que possa ser usado para o mesmo propósito.
  • A imagem ou áudio só poderá ser carregado(a) quando a informação que esse passe for necessária para a boa compreensão do assunto do artigo ou anexo.
  • Apenas usuários auto-confirmados poderão carregar imagens ou áudios.
  • A qualidade da imagem ou áudio deverá ser apenas a suficiente para passar a informação ao leitor.
    • Não serão permitidas imagens com mais de 500 pixels de altura.
    • Não serão permitidos áudios com mais de 128kbps e com mais de 30 segundos de duração.
  • Na caixa de informação da imagem ou áudio deverá constar a fonte, o autor, o artigo ou anexo em que é usado, se a imagem/áudio é um recorte da obra original e as informações que justifiquem carregar o material sob direito autoral em um projeto de conteúdo livre como a Wikipédia.
  • Conteúdos sob licença livre deverão ser carregados no Commons
  • O detentor dos direitos sobre o material carregado poderá solicitar a retirada do material da Wikipédia. Nesse caso ficará proibido o recarregamento desse material.
  • Todas as versões anteriores de imagens e áudios carregados sob uso restrito deverão ser apagados. Favor considere utilizar a predefinição {{URC anterior}}

Veja também o texto completo da política.

Como carregar[editar | editar código-fonte]

Só carregue se:

  • O artigo terá sua compreensão prejudicada sem essa imagem/áudio.
  • Já procurou por material semelhante sob licença livre ou hospedado no Wikimedia Commons.
  • Já procurou por material semelhante já carregado no ficheiro da Wikipédia. Busca.
  • A qualidade foi reduzida para a mínima necessária para ilustrar o artigo, preferencialmente 200 pixel de altura para imagens e 64kbps para áudios e no máximo 500 pixel de altura para imagens e 128kbps para áudios.

As informações[editar | editar código-fonte]

No formulário de carregamento serão pedidas várias informações sobre o material que está sendo carregado, se as informações não forem devidamente preenchidas a mídia carregada poderá ser eliminada. Veja abaixo como preencher cada campo.

Descrição
Descreva o material que está carregando.
Fonte
Fonte de onde o material foi retirado, se foi retirado de um site coloque o link para a imagem/áudio original.
Autor
Se o autor do material não for o dono do site informe quem é o autor. Caso o material original não esteja na Internet, coloque todas as informações sobre a procedência e a autoria. Se o material retratar uma outra obra artística (foto ou desenho de obra artística ou regravação de uma canção de outro autor) informe também qual é o autor da obra retratada.
Direitos autoriais
Indique sempre a quem pertencem os direitos autorais mesmo em caso de desconhecimento.
Artigo\Anexo
Informe o artigo ou anexo para o qual a obra é necessária.
Integral ou parte
Se a obra original foi recortada escreva "parte" ou informe qual a parte foi recortada da obra original. Se a obra não foi recortada apenas escreva "integral".
Propósito
Informe qual é a importância do material para o artigo/anexo, por que ele é necessário, de que forma esse material contribui para a compreensão do assunto, algo que justifique carregar um material sob direitos autorais em um projeto onde todo conteúdo deveria ser livre.
Observação: "Ilustrar o artigo" não é um motivo válido, a política de URC não tem caracter ilustrativo mas sim educacional.
Carregamento
Indique qual o ponto da política de uso restrito que justifica o carregamento deste ficheiro.
Insubstituível
Se souber informe o motivo de não ser possível encontrar esse material sob licença livre. Informe também em que locais procurou por materiais semelhantes sob licença livre.
Outras informações
Se a obra que quer carregar é de sua pŕopria autoria informe nesse campo por que não pode colocar essa obra sob uma licença livre. Quaisquer outras considerações sobre o material a ser carregado também devem ser feitas nesse campo.

Licenças[editar | editar código-fonte]

A licença só poderá ser escolhida no formulário de carregamento quando for carregada uma imagem do Flickr ou quando o autor é o próprio carregador. Com exceção desses casos o material carregado terá "© Todos os direitos reservados" até que seja enviado ao OTRS uma permissão do detentor dos direitos sobre o material autorizando a utilização de uma licença menos restritiva.

Flickr
Na página da foto no Flickr procure à direita da foto uma seção chamada "Additional Information", lá você vai encontrar qual é a licença da foto, selecione essa mesma licença no formulário de carregamento.
Trabalho próprio
Caso sua obra seja uma derivação de outra de outro autor, verifique qual é a licença da obra original, se for '© Todos os direitos reservados', CC-BY-ND ou CC-BY-NC-ND você não poderá carregar a sua obra, pois essas licenças não permitem criar derivações, se for CC-BY-SA, CC-BY-NC-SA, FAL ou GFDL você terá que usar a mesma licença da obra original e carregá-la no Commons, com exceção da CC-BY-NC-SA que deve ser carregado na Wikipédia sob esta política.
Caso sua obra não seja uma derivação então carregue utilizando a licença menos restritiva que puder.
Permissões
Após carregar um material sob direitos autorais é recomendado que o carregador envie um e-mail para o detentor dos direitos pedindo que autorize utilizar uma licença menos restrita para sua obra. Para tanto solicite no e-mail que o detentor dos direitos entre na página Wikipedia:Permissões (coloque o link para a página no e-mail), escolha uma licença menos restritiva e responda seu e-mail utilizando o modelo da licença escolhida nessa página. Quando receber o e-mail com a permissão, encaminhe o seu pedido e a resposta com a permissão para permissions-pt-nf@wikimedia.org (certifique-se de colocar no e-mail o link para o ficheiro carregado na Wikipédia). Com isso você encaminhará a permissão para o sistema OTRS. Um voluntário desse sistema irá então analisar a permissão, modificar a licença na caixa de informação e adicionar um link para a permissão gravada no sistema OTRS.

Modelo básico de pedido de permissão:

Caro [AUTOR],

Sou voluntário no projeto Wikipédia (http://pt.wikipedia.org) e devido a ausência de imagens de [assunto da imagem] sob licença livre e a necessidade de uma imagem para o artigo [nome e link para o artigo], carreguei a imagem [link para a imagem original] na Wikipédia sob as regras restritas da política de imagem desse projeto. A imagem se encontra na página [link para o ficheiro carregado].

A Wikipédia é uma enciclopédia editada por voluntários de várias partes do mundo e tem o objetivo de disponibilizar informação para todas as pessoas de forma livre e sem restrições de utilização de seu conteúdo. Contudo, a imagem que carreguei encontra-se sob a marca "© Todos os direitos reservados" e apenas está sendo mantida na Wikipédia devido a sua importância na compreensão do assunto do artigo.

Peço, por este meio, que reveja os direitos sobre esta imagem, propiciando assim uma maior divulgação do assunto e um maior compartilhamento da informação passada pela imagem. Existem licenças com vários níveis de restrição de direitos que poderão ser usadas. Ficaremos muito agradecidos se der uma permissão que possa ser usada no Wikimedia Commons (repositório de imagens sob licença livre), mas qualquer uma das licenças disponíveis será muito bem recebida. Caso disponha-se a fazer essa reavaliação dos seus direitos sobre a imagem, peço que veja a página abaixo e escolha uma das licenças.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Permissões

Ao me enviar a resposta utilizando o modelo de permissão para a licença escolhida, encaminharei sua permissão aos responsáveis por fazer a alteração da licença nas informações da imagem.

Agradeço por seu tempo e atenção.

Cordialmente,
[SEU NOME]

O que fazem os verificadores[editar | editar código-fonte]

Os verificadores são voluntários que controlam os carregamentos e usos das mídias dentro da Wikipédia lusófona. São suas funções:

  • Checar todos os carregamentos e a correta aplicação das regras do uso restrito;
  • Fazer a verificação das infoboxes e a aplicação das eliminações pertinentes, mediante enumeração das regras/justificação;
  • Eliminar os carregamentos incorretos e/ou incompletos, em prazo pré-determinado;
  • Avisar aos carregadores sobre os problemas nas mídias, para que as prováveis eliminações sejam corretas;
  • Verificar as autorizações, e, caso sejam falsas, eliminá-las e modificar as licenças. Um aviso ao carregador da falsa autorização não só pode, como deve ser enviado.

Não é obrigação do verificador, retirar as dúvidas. Para isso existe o Café dos novatos e a Linha direta. Estes usuários poderão auxiliar nos carregamentos e nos usos das variadas mídias. Se você tiver dúvida se uma imagem ou audio tem licença livre ou não, tire sua dúvida na Esplanada do Commmons.

Verificadores: vejam a página Ajuda:Conteúdo restrito/verificação

O que você não deve fazer[editar | editar código-fonte]

Recomenda-se ao carregador evitar mídias sob licenças desconhecidas, visando sempre encontrar aquelas postadas em sites mais confiáveis, nos quais seja cabível encontrar as licenças e, sempre que possível, os autores, para se pedir autorização. No entanto, não deve:

  • Deixar de preencher as informações que aparecerão na infobox;
  • Deixar de atender as solicitações de preenchimento do carregamento;
  • Carregar mídias modificadas, exceto as recortadas;
  • Não respeitar a vontade do autor, quando solicitada a retirada da mídia;
  • Insistir em carregamentos já excluídos por violações das regras vigentes.