Ajuda Discussão:Erros comuns

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tópico de discussão não intitulado[editar código-fonte]

Acabei de notar que aqui não fala sobre copiar conteúdo de outros sites. Talvez eu passe aqui outra hora para fazer isso, mas, pra ser sincero, duvido muito que isso vá acontecer algumacoisaqq 18:56, 25 Janeiro 2006 (UTC)

O conteúdo de "outros sites" está coberto por direitos de autor semelhantes a outras fontes tradicionais. Este artigo já menciona a política a adoptar. Não se pode copiar texto, mas pode-se reescrever o texto, usando as nossas próprias palavras. De facto, assim podemos fazer uma contribuição mais rica, reunindo e condensando a informação de várias fontes num só artigo. --A.M.C.G. Tavares 12:18, 29 Março 2006 (UTC)

Hehe, sim, eu coloquei aquele pedaço de texto na página, ele estava em outra página antes... só que já tinha esquecido de que tinha deixado essa nota aqui. algumacoisaqq 19:42, 29 Março 2006 (UTC)

Lendo "erros comuns na Wikipédia" descobri que tenho a triste mania, em meus textos, de Escrever Com Maiusculas Iniciando Palavras...Que idiotice a minha!--201.40.138.196 03:01, 30 Julho 2006 (UTC)

Em: Ano-luz Vocês informam que "A luz desloca-se a uma velocidade de aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo (nada viaja mais rápido do que ela)...", porém não podemos afirmar isso com certeza, porque na verdade deveria estar escrito "Nada que conhecemos viaja mais rápido q a velocidade da luz."


D. Leonor de Portugal[editar código-fonte]

Era filha do rei D.Duarte e, Nasceu em Torres Novas.

Criar subpáginas de tópicos que não precisam dessas subpáginas[editar código-fonte]

A descrição deste tópico parece estar errada. Seria bom alguém conferir com a versão original.

Eu concordo. A página mais parecida que encontrei foi http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Common_mistakes. Mas ela é muito mais sucinta e não tem o tópico em questão. Sugiro apagá-lo daqui. Miguelito Vieira 20:03, 19 Novembro 2006 (UTC)


Excluí o tópico em questão, mas o OS2Warp reverteu.

Fui olhar o histórico desta página, e acho que descobri o problema. Alguém apagou um tópico logo após este das subpáginas ("Alterar a página principal"), mas apagou junto o texto do tópico "Criar subpáginas" e o título do tópico seguinte ("Adopção de uma atitude hostil"). Aí, o texto que era de um tópico sobre "Adopção de atitude hostil" ficou como o texto deste tópico. Vejam aqui.

Entendo que ambos os tópicos ("Subpáginas" e "Atitude hostil") são legítimos, e estão ok; e o que foi excluído por completo ("Alterar a página principal") não é, pois hoje não é tecnicamente possível fazer isso. Vou refazer os dois tópicos como estavam antes. —Miguelito Vieira 11:52, 12 Dezembro 2006 (UTC)

Presidentes da República de Portugal[editar código-fonte]

Nas páginas dos presidentes da república de Portugal, existe um erro na sua numeração apartir da 2ª república, pois Óscar Carmona e Craveiro Lopes estão ambos designados de 11º presidente nas respectivas páginas (e os subsequentes presidentes igualmente mal designados no item de "ordem" no quadro de resumo...). o comentário precedente não foi assinado por 77.54.20.202 (discussão • contrib.) Steelman MSG 17h22min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

Machado de Assis[editar código-fonte]

 Aqui nos diz que o pai de Machado de Assis morreu em 1851,mas,depois da morte da sua esposa, 
em 1854 o pai de Machado se casou novamente com Maria Inês.
Como pode ele ter morrido em 1851 se casou novamente em 1854?

Revisão do artigo pelas normas do Acordo Ortográfico de 1990[editar código-fonte]

Em conformidade com a deliberação da comunidade, segundo a qual, a partir do primeiro dia de 2009, as normas do Acordo Ortográfico de 1990 devem passar a ser utilizadas nas páginas oficiais da WP-pt — menus, políticas, recomendações, resolução de problemas, guias para ajuda, FAQ e glossário —, assim como na página principal e nos títulos de todos os artigos, procedi à devida revisão ortográfica deste artigo. Cumprimentos, Manuel de Sousa (discussão) 23h23min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)decidi acrescentar palavras no artigo

Seção sobre grafias e alterarações das variantes da língua portuguesa[editar código-fonte]

Poderia-se adicionar também um texto dizendo de que a Wikipédia em português aceita o Acordo Ortográfico de 2009.
--Vin 2 (discussão) 22h06min de 9 de janeiro de 2010 (UTC)[responder]

Heitor Villa-Lobos teve filhos?[editar código-fonte]

Olá, estou fazendo um trabalho junto com meu filho sobre Heitor Villa-Lobos e em nossas pesquisas, notamos que a página dele aqui no wikipedia está com um pequeno erro que infelizmente eu não sei ao certo como consertar, visto quenão encontrei a resposta correta, por isso peço ajuda para quem puder corrigir. No segundo parágrafo sobre a sua Biografia, na última frase, está escrito "Villa-Lobos nunca teve filhos." Mas, se continuarmos a leitura, na parte Obra, no segundo parágrafo, encontramos que ele fez a "Prole do Bebê João" para seu filho João. É um parágrafo um pouco confuso, mas está escrito bem nitidamente que ele teve um filho chamado João. Então fica a pergunta, Heitor teve ou não teve filhos? Agradeço a quem puder resolver este meu pequeno impasse. Rose.

Processar a Wikipédia ou a Wikimedia Foundation?[editar código-fonte]

Olá. Do seguinte trecho dos erros comuns Citação: Nunca se deve copiar para a Wikipédia material de outras fontes. O motivo é simples: os direitos do autor estão defendidos por legislação adotada por todos os países do mundo e se um autor se sentir lesado pode processar a Wikipédia, o que pode provocar danos muito sérios ao projeto. o correto deveria ser "processar a Wikimedia Foundation", não? Pois é ela a entidade legal que mantém a Wikipédia. O que acham? --Tom (discussão) 21h16min de 7 de agosto de 2012 (UTC)[responder]

Seção 'Apagar conteúdo' - acrescentar caso de exceção para conteúdo falso ou sem fontes[editar código-fonte]

O tópico Apagar conteúdo atualmente diz:

Salvo em casos de violação de direitos de autor, nunca deve apagar informação com que não concorde. Em vez disso, corrija-a e complete-a e, caso lhe pareça que a alteração que se propõe fazer possa levantar polémica, proponha-a primeiro na página de discussão do artigo em questão.


Isto não significa, naturalmente, que não possa (e deva) mover informação que pense que fica melhor noutro local, ou em página própria. Também não discuta na própria página dos artigos. Para as discussões existe uma página adequada. Nunca acrescente ideias que não sejam relacionadas ao assunto editado nem coloque ideais ofensivos.

No entanto, não é de todo incomum encontrarmos informações falsas em artigos, e mais ainda, trechos duvidosos que não citam fontes.

Um caso notório que encontrei recentemente foi esta revisão do artigo Distúrbio do déficit de atenção sem hiperatividade: O primeiro parágrafo incluía a expressão "Mal de Klosouski" (que não existe), e o artigo inteiro tinha apenas duas referências que cobriam apenas a lista de sintomas.

Outro exemplo é esta edição minha no artigo Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

A própria Predefinição:Mais fontes diz:

(...) Conteúdo não verificável poderá ser removido.


Proponho alterar o texto do tópico para algo mais ou menos como o seguinte (ênfase minha):

Salvo em casos de violação de direitos de autor, nunca deve apagar informação com que não concorde. Em vez disso, corrija-a e complete-a. A exceção se dá aos seguintes casos: (i) informações demonstravelmente falsas e/ou vandalismo, e (ii) trechos que não citam fontes, em especial quando predefinições como Predefinição:Mais fontes e Predefinição:Carece de fontes já tiverem sido empregadas. Caso lhe pareça que a alteração que se propõe a fazer possa levantar polémica, proponha-a primeiro na página de discussão do artigo em questão.


Isto não significa, naturalmente, que não possa (e deva) mover informação que pense que fica melhor noutro local, ou em página própria. Também não discuta na própria página dos artigos. Para as discussões existe uma página adequada. Nunca acrescente ideias que não sejam relacionadas ao assunto editado nem coloque ideais ofensivos.

O que acham? --Marc.2377 (discussão) 04h54min de 2 de agosto de 2019 (UTC)[responder]

Comentário O texto realmente carece de revisão, mas não concordo com a proposta. A frase "Também não discuta na própria página dos artigos" deve ser alterada para exatamente o contrário (ou no mínimo está mal redigida, se é que se refere à página principal do artigo e não à página de discussão). A página de discussão é o lugar adequado para discutir o artigo. A frase "Isto não significa, naturalmente, que não possa (e deva) mover informação que pense que fica melhor noutro local, ou em página própria" é desnecessária. Isso é procedimento normal em qualquer edição, principalmente ao se organizar as seções.

Minha proposta:

Violação de direitos de autor e vandalismo explícito devem ser removidos de imediato. Informações sem fontes também podem ser removidas conforme WP:VPV. Contudo, caso lhe pareça que a remoção possa levantar polémica, proponha-a primeiro na página de discussão do artigo em questão, considerando que esse espaço de discussão não é um fórum, mas sim onde são discutidas as melhorias do artigo, sempre com civilidade. Se ainda assim não forem encontradas fontes que confirmem o texto, este poderá ser removido.

--PauloMSimoes (discussão) 10h44min de 2 de agosto de 2019 (UTC)[responder]

Concordo. --Marc.2377 (discussão) 22h38min de 2 de agosto de 2019 (UTC)[responder]
Concordo. --Alexandro Gon San (discussão) 15h55min de 5 de outubro de 2020 (UTC)[responder]

Como apagar do search do google alguma discussão?[editar código-fonte]

Bom dia! Não consigo apagar do google duas discussões do wikipédia envolvendo um artigo que tenho. Como posso apagar definitivamente do google search essas discussões? Anna.rodrigues2000 (discussão) 11h04min de 24 de junho de 2020 (UTC)[responder]