Alex O’Loughlin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alex O'Loughlin
Alex O'Loughlin no Outfest Legacy Awards, em 2009.
Nome completo Alexander O'Lachlan
Outros nomes Alex O'Loughlin
Nascimento 24 de agosto de 1976 (37 anos)
Camberra, Austrália
Nacionalidade Austráliaaustraliano
Ocupação Ator, roteiristaePlayer
Página oficial
IMDb: (inglês)


Alexander O'Lachlan, conhecido como Alex O’Loughlin, (Camberra, 24 de agosto de 1976) é um ator australiano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

De ascendência irlandesa e escocesa, Alex nasceu na cidade de Camberra, mas cresceu em Sydney. Seu pai é professor de Física e Astronomia e sua mãe é enfermeira. Seus pais se divorciaram quando ele tinha dois anos de idade. Seu padrasto é canadense. A partir dos dez anos de idade, ele se dividia entre essas duas cidades. [1] [2]

Alex tem uma irmã, que é um ano mais nova do que ele. Desde pequeno já tinha interesse pela atuação, tendo estudado no prestigiado Instituto Nacional de Arte Dramática de Sydney, onde também se formaram atores da categoria de Mel Gibson e Cate Blanchett. Ele começou sua carreira no teatro, em Sydney, aparecendo em peças de Tchekhov e Tolstoi. Começou no cinema em 2004, com o filme The Oyster Farmer. No ano seguinte, atuou no filme Feed (Fome Assassina), que co-produziu, e no filme Man-Thing.

Na televisão, participou da minissérie The Incredible Journey of Mary Bryant e das séries The Shield e Criminal Minds. Trabalhou como protagonista no seriado Moonlight, seu personagem era o detetive-vampiro Mick St. John. O seriado era ao estilo noir e com algumas licenças em relação à mitologia dos vampiros. Foi cancelado em 2008, durante a greve dos roteristas, após uma só temporada. Em 2009, estrelou a série médica Three Rivers, como o protagonista Andrew (Andy) Yablonski, um cirurgião-chefe que fazia transplantes no hospital fictício Three Rivers de Pittsburgh. A série também foi cancelada, em dezembro de 2009, o motivo seria a baixa audiência.

Atualmente é o protagonista da nova série Hawaii Five-0 onde interpreta Steve McGarrett, Comandante da força tarefa especial no Estado do Hawaii, exibida no Brasil pelo canal de tv cabo Investigação Discovery. Em Portugal é transmitida pela FOX e pela TVI.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Alex atualmente namora a Surfista e modelo Malia Jones, mãe de seu segundo filho, Lion O’Loughlin que nasceu dia 25 de outubro de 2012. Os dois já possuem filhos de relacionamentos anteriores, Alex é pai de Saxon, de 15 anos que mora com a mãe na Austrália e Malia é mãe de Spike, fruto do seu casamento anterior.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Tradução Papel Notas
2004 Oyster Farmer Jack Flange
2005 Man-Thing Eric Fraser
Feed Michael Carter
The Incredible Journey of Mary Bryant Will Bryant Minissérie australiana
2007 The Invisible Marcus Bohem
The Shield Kevin Hiatt Série de TV
August Rush O Som do Coração Marshall Filme
Moonlight Moonlight Mick St. John Série de TV
2008 Whiteout Terror na Antártida Russell Haden
2009 Criminal Minds - Vincent Série de TV; Episode 4x22
Three Rivers Dr. Andy Yablonski Série de TV
2010 The Back-Up Plan Plano B Stan Filme
Hawaii Five-0 Steve McGarrett Série de TV

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Em 2005, O'Loughlin foi escolhido melhor ator de televisão por seu trabalho em The Incredible Journey of Mary Bryant, no Australian Film Institute Awards. No Logie Awards de 2006, ele foi escolhido melhor ator em séries dramáticas pela mesma obra, assim vemos que este ator é um ótimo artista, consegue transmitir o que a sua personagem está a sentir.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Alex além de contar com 1.85m e olhos azuis, possui algumas tatuagens em seu corpo, sendo duas delas uma em cada parte superior dos braços e uma na parte inferior das costas. Suas tatuagens foram maquiadas para interpretar alguns papéis, como em Moonlight e no filme Plano B, mas são bem visíveis nos filmes The Oyster Farmer, O Invisível e Terror na Antártida, assim como na série Hawaii Five-0, dentre outros. Ele é muito bem parecido , e faz muitas das cenas de luta.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alex O’Loughlin