Alkaline Trio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Novembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Alkaline Trio
Alkaline Trio.jpg
A banda em concerto, 2005
Informação geral
Origem Chicago, Illinois
País  Estados Unidos
Gênero(s) Punk Rock
Rock Alternativo
Pop Punk
Metal Alternativo
Hardcore Punk
Horror Punk
Período em atividade 1996 - atualmente
Gravadora(s) Epic Records
V2 Records
Vagrant Records
Asian Man Records
Página oficial www.AlkalineTrio.com
Integrantes Matt Skiba
Dan Andriano
Derek Grant
Ex-integrantes Rob Doran
Glenn Porter
Mike Felumlee

Alkaline Trio (ou Alk3) é uma banda norte-americana de punk rock formada em Chicago. Muito do charme da banda é atribuído ao contraste dos estilos de cantar e escrever de Matt Skiba e Dan Andriano.

Foi uma das primeiras bandas a unir o estilo hardcore a linhas mais melódicas assim como bandas como Fugazi e Embrace. Ao longo dos anos foram consolidando a sua carreira com um estilo básico e simples que já é sua marca.

Em Dezembro de 1996 Matt Skiba fundou a banda com a seguinte formação: Matt Skiba (voz/ guitarra), Rob Doran (backing vocal/ baixo) e Glenn Porter (backing vocal/bateria). A banda pouco tempo se manteve nesta formação, após a gravação do EP Sundials, Rob Doran sai. Para o seu lugar entra Dan Andriano, quando a banda passa a contar só com um backing vocal, mas dois vocalistas.

Nesta formação, a banda grava o EP For Your Lungs Only e, depois, dois álbuns, ''Goddamnit'' (1998) e ''Maybe I'll Catch Fire'' (2000). Mais tarde a banda assina contrato com a gravadora Vagrant Records, saindo da anterior, Asian Man Records. Glenn Porter sai da banda e em seu lugar entra Mike Felumlee. A banda lança então o seu terceiro álbum intitulado From Here To Infirmary (2001), com sucessos como "Stupid Kid" e "Private Eye".

Após o lançamento do álbum foi a vez de Mike Felumlee abandonar a banda sendo substituído por Derek Grant, mantendo-se esta formação até os dias atuais. O quarto álbum da banda e primeiro com Grant se intitula ''Good Mourning'' (2003).

Um fato curioso desta época é que, durante uma apresentação ao vivo, a banda revelou que havia um segundo guitarrista tocando escondido. Os fãs ficaram surpresos com a notícia e começaram a desmerecer a banda, dizendo que um quarto membro contradizia o próprio nome: Alkaline Trio. Matt Skiba revelou que o segundo guitarrista era Nolan McGuire, empresário da turnê, e que ele não fazia parte da banda nem nunca fará, apenas participando de apresentações ao vivo para que a banda alcançasse a sonoridade pretendida por Skiba.

Com o lançamento do álbum seguinte, ''Crimson'' (2005), McGuire deixa de se apresentar ao vivo escondido atrás do palco, tocando com a banda nas canções onde é necessário um segundo guitarrista.

Em 2005 foi lançada uma edição especial de ''Crimson'' com um segundo disco contendo versões acústicas e demos.

No dia primeiro de julho de 2008, a banda lança seu sexto álbum de estúdio, ''Agony And Irony'', com uma sonoridade mais Pop e mais Alternativa.

Em 18 de Novembro de 2009, a banda anuncia a criação da Heart & Skull, que é um selo da Epitaph Records, gravadora com quem a banda havia assinado para o próximo álbum. O nome Heart & Skull é devido ao símbolo da banda (uma caveira dentro de um coração).

Em 23 de Fevereiro de 2010, a banda lança seu sétimo álbum de estúdio, ''This Addiction'', que, de acordo com a banda, era "uma volta ao antigo punk rock" que eles faziam. O CD estreou na 11º posição da lista Billboard 200 e em 1º lugar em Rock, Alternative, Indie And Independent.

Em 12 de julho 2011 a banda lança um álbum acústico, ''Damnesia''.

Dia 02 de abril de 2013 a banda lança seu nono álbum de estúdio, ''My Shame Is True''.

Membros da Banda[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • 2001 - Stupid Kid Single
  • 2002 - Private Eye
  • 2003 - All On Black Single
  • 2003 - We've Had Enough Single
  • 2005 - Mercy Me Single
  • 2005 - Time To Waste Single
  • 2006 - Burn Single
  • 2008 - Help Me Single

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Alkaline Trio
Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alkaline Trio