An Dro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dançarinos participam em fila ou círculo, balançando os braços com os dedos unidos.

O An-dro (em Bretão normalizado) ou En-dro (em Bretão Gwenedeg), em Português "A volta" ou "A Ronda", é uma dança tradicional bretã originária da região de Morbihan, na França, no compasso (música) 4/4.

Dança[editar | editar código-fonte]

Os dançarinos juntam os seus dedos mínimos e formam uma longa linha, balanceando os seus braços e deslocando-se para a sua esquerda por meio de passadas maiores nessa direcção do que para a direita. Geralmente o movimento dos braços consiste primeiramente em dois movimentos circulares para cima e para trás (ao nível do peito), seguido por um na direcção oposta (para baixo e para a frente); estes movimentos são feitos rente ao corpo e com os braços dobrados. Seguidamente é feito um círculo similar ao último (para baixo e para a frente) mas com estenção completa dos braços. O ciclo volta-se a repetir. As passadas são feitas conforme a batida. Para a esquerda aquando dos dois primeiros círculos com os braços e para a direita (ou permanecendo no mesmo sítio) nos posteriores. A postura é erecta com os joelhos descontraídos. Um conjunto de passos demora 8 tempos divididos em duas metades: 1ª metade: 1º tempo: o pé esquerdo move-se para a esquerda; 2º tempo: o pé direito junta-se ao esquerdo; 3º tempo: o pé esquerdo move-se de novo; 4º tempo: os pés não se movem e o corpo fica apoiado no pé esquerdo. 2ª metade: 5º tempo: o pé direito junta-se ao esquerdo; 6º tempo: o pé esquerdo marca o tempo (para cima e para baixo em um tempo); 7º tempo: o pé direito marca o tempo (para cima e para baixo em um tempo); 8º tempo: os pés não se movem e o corpo fica apoiado no pé direito.

A curva de aprendizagem desta dança é rápida permitindo aos iniciantes juntarem-se rapidamente à linha durante os [[Fest-Noz]|[festoù-noz]] (plural da palavra bretã Fest-Noz, em Português "festa de noite").

Num baile haverá diversas linha em formação com cada líder a conduzir a sua linha em algum padrão. Cada líder (pessoa mais à esquerda na linha) conduzirá a sua linha numa espiral ou sobre si própria de maneira a formar padrões na pista de dança e permitir aos dançarinos verem-se todos.

Esta dança usualmente possui canções associadas a ela, geralmente os versos são cantados em coro ou num estilo responsivo (líder canta seguido de resposta dos restantes dançarinos). Por vezes os músicos tocam no meio da pista de dança e então os dançarinos podem formar uma espiral à sua volta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]