Antártida Brasileira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
Antártica Brasileira
Bandeira de Antártica Brasileira
Bandeira
Antarctica, Brazil territorial claim (green).svg
País  Brasil
Tratado da Antártida 1986
População
 - Total 100
Sítio ProAntar

A Antártica ou Antártida Brasileira é uma região do continente antártico de interesse pelo Brasil, localizado a sul do paralelo 60°S.

Há uma suposta reivindicação brasileira, também chamada de Teoria da Defrontação, originalmente proposta por Therezinha de Castro e Delgado de Carvalho, que nunca foi reconhecida pelo governo apesar de ter tido razoável aceitação entre círculos militares. O Brasil jamais fez uma reivindicação territorial: por um lado porque isso traria um desnecessário conflito com argentinos e britânicos, que reivindicam o setor proposto por Castro e Carvalho. Porém tendo em vista o crescimento da participação brasileira na política internacional e a diminuição da disponibilidade de recursos naturais tais como petróleo, gás e minérios e razoável que o governo brasileiro passe a levar em consideração a teoria proposta. Isso poderia efetivar o Brasil como potencia política na America do Sul além de expandir as reservas de recursos naturais que podem ser explorados pelo Brasil, alavancando a economias além é claro da pesquisa científica. O Brasil ao tomar posse de parte do território da Antártida poderá efetivar sua presença militar que é fundamental para a soberania e efeitavação na política internacional. Em 1986 o Brasil estabeleceu uma base no continente, base essa que passou a ter o nome de "Comandante Ferraz" e que serve de base para pesquisas científicas no continente. A população é de cerca de 48 pessoas no inverno e 100 durante o verão.

História[editar | editar código-fonte]

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a sua visita a Base Antártica Comandante Ferraz em 17 de fevereiro de 2008.

No ano de 1975, o Brasil aderiu ao Tratado da Antártica, e sete anos depois realizou sua primeira expedição ao continente Antártico. A primeira expedição ocorreu entre os verões de 1982/1983. Faziam parte desta expedição os Navios "Barão de Teffé", da marinha do Brasil e "Prof. Wladimir Besnard", do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Ambos os navios desempenharam um papel importante para a expedição. Fundou-se assim a Base Antártica Comandante Ferraz. Com os bem sucedidos resultados da expedição, fizeram com que o Brasil, em 1984, fosse aceito como membro pleno do Comitê Científico sobre Pesquisa Antártica (SCAR, em Inglês).

Geografia[editar | editar código-fonte]

O território de interesse pelo Brasil fica ao sul do Paralelo 60°S, entre os Meridianos 28°O e 53°O. A Base Antártica Comandante Ferraz localiza-se na Ilha do Rei George, por ser um local de temperaturas não tão frias como o restante do Continente.

Territórios Brasileiros

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Antártida é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.