Antônio Martoni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Antonio Martoni Neto (nascido em São Paulo, 1961), ex- jogador, treinador e atualmente ocupa o cargo de CEO do São Paulo Saracens Bandeirantes, alem de ter longa carreira como comentarista de rugby Brasileiro dos Canais ESPN.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carreira de jogador[editar | editar código-fonte]

Martoni foi jogador da seleção brasileira de rugby de 1979 a 1995 onde se destacou como scrum-half (posição de armação no rugby). Exímio chutador, foi artilheiro do Brasil em 7 temporadas. Começou a carreira nas categorias de base do Colégio São Luiz, em São Paulo, onde logo teve destaque participando de todas as seleções de base da época.

Com 16 anos foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira Adulta, tendo disputado seu primeiro Sul-Americano Adulto em 1979, estreando contra o Chile, onde marcou seus primeiros pontos. No mesmo sul-americano jogou contra Argentina e Paraguai, jogo em que o Brasil venceu com pontos marcados por Martoni.

Com mais de setenta jogos internacionais na carreira e 32 títulos conquistados, se retirou dos gramados em abril de 2000 em Vancouver, no Canadá.

Em 1983 ajudou a fundar o Bandeirantes Rugby Club, em São Paulo, clube que sempre defendeu como jogador e treinador.

Em dezembro de 2013 o Bandeirantes Rugby Club anunciou uma parceria com o clube ingles de rugby Saracens e passou a chamar-se São Paulo Saracens Bandeirantes, tendo como CEO Antonio Martoni Neto.

Carreira de treinador[editar | editar código-fonte]

Como treinador conquistou o primeiro título internacional da Seleção Brasileira, o sul-americano B de 2000, feito que se repetiu em 2002, treinador com maior série invicta da história da seleção Brasileira (dois anos). Alem disso participou das eliminatórias para o mundial de rugby de 2003, trazendo o Brasil da 69ª posição no ranking mundial para ocupar a 36ª. Possui vários títulos importantes como treinador, no Brasil e também no exterior.[1]

Carreira de comentarista[editar | editar código-fonte]

Com passagens no Bandsports e Sportv, Martoni está na ESPN desde 2003, como comentarista. Participou das Copas do Mundo de Rugby de 2003, 2007 e 2011, Seis Nações desde 2006, Heineken Cup desde 2005, Aviva Premiership desde 2011 e Super Rugby desde 2013. Atualmente é tradutor do Total Rugby, participa falando de rugby no Sportcenter e faz as coberturas dos jogos da Seleções Brasileira.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rugby é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.