Anverso e reverso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Moeda imperial romana com a cabeça de Tranquillina no anverso, cunhada c. 241 A.D. quando do seu casamento com Gordian III, o qual está representado numa escala inferior no reverso; a moeda exibe o anverso, obverso, ou "cara" e o reverso, "coroa" ou "trás", convenção que continua a dominar a cunhagem de moedas ainda hoje em dia
Moeda imperial romana de Marcus Claudius Tacitus, que governou em 275-276 A.D., segue as tradições de moedas da convenção do anverso e reverso.

O termo anverso (ou obverso), e o seu oposto, reverso, descrevem os dois lados das unidades de moeda e de muitos outros objectos com duas faces - normalmente em referência a moedas, mas também a papel moeda (notas), bandeiras (ver Terminologia de bandeiras), medalhas, desenhos, e outras peças de arte ou artigos impressos. Os termos podem ser intermutados, respectivamente, com os mais usuais, mas menos precisos, termos "frente" e "trás" ou, no caso das moedas, "cara" e "coroa".

Recto e verso são termos equivalentes usados para páginas de livros, especialmente iluminuras, e também impressões e desenhos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete anverso.
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete reverso.
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete obverso.