Arcturus (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arcturus
Arcturus 2005.JPG
A banda em concerto no Metalmania Festival 2005
Informação geral
Origem Oslo, Noruega
País Noruega Flag of Norway.svg
Gênero(s) Black metal atmosférico,
Avant-Garde Progressive Metal
Período em atividade 1987 - 2007, 2011 - presente
Gravadora(s) Season of Mist
Página oficial Sítio oficial
Integrantes Jan Axel Von Blomberg
Sverd
Knut Magne Valle
Hugh "Skoll" Mingay
ICS Vortex
Ex-integrantes Marius Vold
Samoth
Kristoffer "Garm" Rygg
Carl August Tidemann
Dag F. Gravem
Tore Moren
Øyvind Hægeland

Arcturus é uma banda de black metal formada na Noruega em 1987, sob o nome Mortem. Em 1990 mudaram o nome para Arcturus que significa urso guardião, assumindo um estilo chamado Avant-Garde. No dia 16 de Abril de 2007 a banda anunciou que se ia separar, mas reuniram-se em 2011.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1987 Sverd e Jan Axel Von Blomberg criaram uma banda de death metal chamada Mortem. Ainda sob o nome de Mortem gravaram uma demo intitulada Slow Death EP, pela Putrefaction Records.

Em 1990 a banda decide tocar um estilo diferente conhecido como Avant-Garde e muda o nome para Arcturus. Em 91 é lançada a demo My Angel, também pela Putrefaction Records.

O ano de 1993 traz mudanças na formação da banda: Samoth torna-se no novo guitarrista e Kristoffer "Garm" Rygg no vocalista.Com esta nova formação a banda grava o mini-cd Constellation, apoiado pela gravadora de Samoth, a Nocturnal Art. Em 94 este guitarrista deixa a banda e Carl August Tidemann ocupa o seu lugar.

Em 1995 a banda começa a gravar o seu primeiro álbum, com a participação do baixista da banda Ulver, Hugh "Skoll" Mingay. Pouco depois Carl abandona a banda e Knut Magne Valle é o seu substituto.

Nos finais de 96 a banda começa a gravar La Masquerade Infernale (que inicialmente era para se chamar The Satanist). Depois de quase seis meses de gravação o álbum fica concluído e é lançado no ano seguinte.

Depois de um período de pausa de três anos a banda inicia a gravação de The Sham Mirrors, que só será apresentado em Abril de 2002. Este álbum conta a participação do baixista Dag F. Gravem, uma vez que Hugh "Skoll" Mingay fez uma pausa de dois anos na sua carreira.

A banda iniciou o ano de 2003 com uma série de concertos. Por volta da mesma altura Kristoffer "Garm" Rygg deixa a banda e Øyvind Hægeland torna-se membro da banda. Em Setembro do ano seguinte a banda inicia uma tour pela Hungria, Alemanha, Itália e Grécia. Três meses depois entram em estúdio para gravar o quarto álbum, Sideshow Symphonies.

Em Dezembro de 2005 Øyvind deixa a banda devido a outros compromissos profissionais. ICS Vortex torna-se vocalista da banda.

Em 2007, depois de uma tour pela Austrália, a banda anuncia a separação. Em 2011 eles retornaram e começaram a excursionar novamente.

Membros[editar | editar código-fonte]

Formação atual
Ex-membros

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
EPs e demos
  • 1990 - Promo 90 (demo) (independente)
  • 1991 - My Angel (EP) (Putrefaction Records)
  • 1994 - Constellation (EP) (Nocturnal Art)
  • 1997 - Reconstellation (EP) (Nocturnal Art)
Coletâneas
  • 1999 - Disguised Masters (Jester Records)
  • 2002 - Aspera Hiems Symfonia + Constellation + My Angel (Candlelight Records)
DVD
  • 2006 - Shipwrecked In Oslo (Season of Mist)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Arcturus (banda)
Flag of Norway.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Noruega, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.