Ares I-X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ares I-X
Insígnia da missão
Estatísticas da missão
Lançamento 28 de outubro de 2009 (15h30 UTC)
Centro Espacial Kennedy
Aterrissagem 28 de outubro, 2009
Duração 2 minutos
Navegação
Último
Último
-
Ares I-Y (Cancelado)
Próximo
Próximo
Foguete Ares I na Plataforma 39B

Ares I-X foi o único voo de teste no programa Ares, que seria o novo sistema de lançamento para voos espaciais tripulados, que estava em desenvolvimento pela agência espacial dos Estados Unidos, a NASA. Junto com o sistema de lançamento do Ares V e do módulo lunar Altair, Ares I e Orion eram partes do programa Constellation, que estava desenvolvendo veículos espaciais para voos tripulados dos EUA depois que a frota de ônibus espaciais fossem aposentados em 2010.[1]

Os veículos Ares I tinham como proposta lançar veículos de exploração Orion tripulados. Os veículos utilizados para o teste de voo experimental Ares I-X seriam similares em forma, peso e tamanho à configuração planejada de Ares. Ares I-X foi programado para ter seu lançamento no dia 27 de outubro de 2009, sendo este o 48 º aniversário do primeiro lançamento do foguete Saturno. No entanto, o lançamento do protótipo acabou sendo adiado por questões climáticas (incluindo ventos muito fortes) e outras condições de última hora. Um segundo atraso aconteceu quando a contagem regressiva estava em 39, devido ao fato de que um navio de carga entrou na área restrita reservada para o foguete em alto-mar. O lançamento acabou ocorrendo no dia 28 de outubro às 15h30 UTC.[2]

Objetivos[editar | editar código-fonte]

Ares I-X foi o único voo de teste do veículo de lançamento Ares I. Os objetivos do voo de teste incluíam:

  • Demonstração do controle de um veículo similar dinamicamente usando o controle de algoritmos semelhantes aos utilizados para Ares I.
  • Realização de uma separação, em voo / encenação de eventos entre uma Ares I-similar Primeira Etapa e um representante Estágio Superior.
  • Demonstração da montagem e recuperação de uma Ares I como o primeiro estágio no Centro Espacial Kennedy.
  • Demonstração da Primeira Fase de sequenciamento de separação, e medição da Primeira Etapa na entrada dinâmica atmosférica, além do desempenho de pára-quedas.
  • Caracterização da magnitude do torque integrado no veículo todo

O voo também tem vários objetivos secundários, incluindo:

  • Quantificação da eficácia da primeira fase de desaceleração dos motores de reforço.
  • Caracterização de ambientes induzido e de cargas no veículo durante a subida.
  • Demonstração de um procedimento para determinar a posição do veículo para orientar o sistema de controle de voo.
  • Caracterização das cargas induzidas sobre o teste de voo do veículo, enquanto estiver na plataforma de lançamento.
  • Avaliação das potenciais localizações de acesso no voo.
  • Avaliação do desempenho elétrico do cordão umbilical.

Principais fatos[editar | editar código-fonte]

O lançamento do foguete Ares I para a missão de teste Ares I-X, ocorreu com sucesso no dia 28 de outubro de 2009, às 15h30 UTC. O voo com motor ligado durou dois minutos e a separação do primeiro estágio aconteceu quando o foguete chegou a uma altura de aproximadamente 40 km. A parte que se separou caiu no Oceano Atlântico, em um local seguro, enquanto o outro estágio seguiu seu curso onde tinha condições de chegar à altitude máxima de 50 km antes de, também, mergulhar de volta rumo ao oceano.[3]

Futuro[editar | editar código-fonte]

Em 1º de fevereiro de 2010, a administração Obama apresentou a proposta de orçamento para o ano de 2011, no qual desistia do programa Constellation, cancelando os fundos para este programa e defendendo a participação da iniciativa privada na criação de naves espaciais para o transporte de astronautas para a órbita terrestre baixa.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ares I-X

Referências

  1. Jornal Público. Mega-foguetão Ares 1-X, da NASA, partiu do Centro Espacial Kennedy. Página visitada em 26 de novembro de 2009.
  2. Jornal O Globo. Nasa testa com sucesso novo foguete que levará naves ao espaço. Página visitada em 26 de novembro de 2009.
  3. Globo.com. Nasa realiza teste "bem-sucedido" de protótipo de foguete. Página visitada em 26 de novembro de 2009.
  4. Folha Online. Obama inicia redução do deficit e sepulta ida à Lua em 2020. Página visitada em 4 de fevereiro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
-
Programa Constellation
Sucedido por
Ares I-Y (Cancelado)