Aritmância

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Na moderna terminologia numerológica, a aritmância (forma curta do Grego αριθμομαντεια adivinhação por números) é uma versão simplificada da Isopsefia dos gregos antigos ou da Guematria Aramaico-Hebréia, adaptada ao alfabeto latino.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome Aritmância (Arithmancia) se derivou de duas palavras gregas – arithmos (significa número) e manteia (significa mântica, adivinhação). Assim, artimância seria algo como adivinhação pelos números[1] .

Métodos[editar | editar código-fonte]

Método de Agrippa[editar | editar código-fonte]

Por esse método de Agrippa, as letras consideradas eram aquelas de recente versão do alfabeto latino (com "U" e "V" consideradas como sendo letras separadas, bem como "I" e "J" sendo também distintas, o que não era comum até o século XVIII), os valores de 1 a 9 eram:

1 2 3 4 5 6 7 8 9
A B C D E F G H I
J K L M N O P Q R
S T U V W X Y Z

Com base nesses valores, era calculado por soma o valor numérico do nome da pessoa. Se o resultado fosse maior que nove, os valores dos dígitos do número eram somados em operações seguidas até que se chegasse a um único algarismo.

Tal sistema é usado hoje para fazerem-se predições sobre pontos e fracos dessa pessoa, usando números para o coração (amor), para vida social, personalidade, caráter, etc. O número do coração é tomado pela soma somente das vogais do nome, o social pela soma dos valores das consoantes. No caso do caráter consideram-se vogais e consoantes somadas juntas.

Uma aproximação com objetivos similares é feito pelo uso dos números da data de nascimento da pessoa, visando definir o caráter da mesma. Cada um dos números obtidos por diferentes métodos é considerado como adequando para certo tipo de previsão. Agrippa foi o primeiro a utilizar com tais objetivos o alfabeto latino no século XVI que, a partir daí, foi usado extensivamente. É também chamado de método Pitagórico, embora não haja relação nenhuma como o sábio grego.

Método caldeu[editar | editar código-fonte]

Um método menos conhecido é o chamado Caldeu (nesse contexto, a palavra “Caldeu” é uma forma fora de moda de se referir à língua aramaica e seus falantes) A maior diferença entre os métodos de Agrippa e o Caldeu é o fato no número nove (9) não ser usado no Caldeu. Nos demais aspecto, ambos métodos se assemelham, mas o Caldeu segue as relações numéricas das letras Latinas devidamente corrigida para a sequência das letras do alfabeto hebraico.

1 2 3 4 5 6 7 8
A B C D E U O F
I K G M H V Z P
J R L T N W
Q S X
Y

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "Arithmancy". The Element Encyclopedia of the Psychic World. (2006). Harper Element. 31. Consultado em January 26, 2011. 

Fontes bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]