Associação Académica de Coimbra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Associação Académica de Coimbra
(AAC)
Fundação 3 de Novembro de 1887
Tipo Associação de estudantes
Sede Coimbra
Membros 20.271 [1]
Presidente actual Ricardo Morgado [2]
Sítio oficial http://www.academica.pt

A Associação Académica de Coimbra (sigla: AAC) ComCComSEMHIHMHL, fundada a 3 de Novembro de 1887, é a mais antiga associação de estudantes de Portugal. Representa os cerca de 20 000 estudantes da Universidade de Coimbra, que são automaticamente considerados seus sócios quando se encontrem inscritos nesta universidade.

A AAC alberga uma série de secções culturais e desportivas. Entre as secções culturais pontificam, o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) que realiza anualmente o Festival "Caminhos do Cinema Português", a Rádio Universidade de Coimbra (RUC), a Secção de Jornalismo (que edita o jornal universitário "A Cabra"), a Televisão da Associação Académica de Coimbra, a secção de fado, o Grupo de folclore e etnografia (GEFAC) e os grupos de teatro (TEUC e CITAC). As secções desportivas abrangem um vasto leque de desportos, tais como o hóquei em patins, futebol, andebol, basquetebol, rugby, canoagem, natação, voleibol, ténis, artes marciais e xadrez, entre outros. A "Académica" é assim o "clube" mais eclético do pais, uma vez que "pratica" o maior número de modalidades.

Também referido como "Académica", o clube de futebol profissional mais conhecido de Coimbra, de seu verdadeiro nome Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC–OAF), é considerado o herdeiro da secção de futebol da AAC (que se mantém na pratica amadora), mas é hoje um clube independente, cuja ligação com a AAC é cada vez mais ténue.

A AAC é dirigida pela Direcção Geral (DG), composta por estudantes, e eleita anualmente entre novembro e dezembro em eleições abertas a todos os sócios, tanto estudantes como os sócios seccionistas. À DG compete a administração da AAC bem como a representação política dos estudantes. Em termos políticos, é ainda de referir a importância das Assembleias Magnas, assembleias sobretudo de discussão da política da Academia, abertas a todos os sócios, cujas decisões têm de ser obrigatoriamente cumpridas, independentemente da opinião da DG. Este poder decisório da Assembleia Magna torna-a no palco de discussões acesas, sobretudo entre os estudantes politizados. No passado recente, tem havido no mínimo 5-6 Assembleias Magnas por ano, com participação oscilante, mas um mínimo de cerca de 200 sócios. Infelizmente, a falta de interesse generalizado por estas questões na nossa sociedade, particularmente nas faixas etárias mais jovens, faz-se reflectir na fraca participação das Assembleias Magnas[carece de fontes?]. No entanto, a AAC continua a lutar para pautar a política educativa do Ensino Superior em Portugal[carece de fontes?]. O actual edifício da AAC foi inaugurado em 1961 e alberga praticamente todas as secções da AAC, estando integrado num quarteirão que inclui ainda uma sala de espectáculos (Teatro Académico de Gil Vicente) e um complexo de cantinas. Actualmente, o Presidente da DG/AAC é Ricardo Morgado.[2]

Presidentes da DG/AAC (desde 1999)[editar | editar código-fonte]

Mandato Nome Curso
1999 Hugo Capote Medicina
2000 Humberto Martins Farmácia
2001 Humberto Martins Farmácia
2002 Vitor Hugo Salgado Direito
2003 Vitor Hugo Salgado Direito
2004 Miguel Duarte Economia
2005 Fernando Gonçalves Direito
2006 Fernando Gonçalves Direito
2007 Paulo Fernandes Farmácia
2008 André Oliveira Economia
2009 Jorge Serrote Direito
2010 Miguel Portugal Gestão
2011 Eduardo Melo Bioquímica
2012 Ricardo Morgado Engenharia Biomédica
2013 Ricardo Morgado Engenharia Biomédica

Secções da AAC[editar | editar código-fonte]

Culturais[editar | editar código-fonte]

Desportivas[editar | editar código-fonte]

Organismos autónomos[editar | editar código-fonte]

Condecorações[3] [editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "A UC em Números". Reitoria da Universidade de Coimbra (2009). Uc.pt. Página visitada em 28 de novembro de 2010.
  2. a b Ricardo morgado o novo presidente da dgaac (PDF). A Cabra (2011). Acabra.net.
  3. Ordens Honoríficas Portuguesas. Presidência da República Portuguesa. Ordens.presidencia.pt.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]