Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Fachada da Biblioteca Geral
País Portugal Portugal
Tipo Universitária
Estabelecida Século XVI
Localização Largo da Porta Férrea
3000-447, Coimbra
Acesso e uso
População servida Comunidade da Universidade de Coimbra e geral, com restrições.
Outras informações
Diretor(a) João Gouveia Monteiro
Website www.uc.pt/bguc

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra é a biblioteca central da Universidade de Coimbra, na cidade de Coimbra, em Portugal.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Já antes da transferência definitiva da Universidade - fundada originalmente em Lisboa - para Coimbra em 1537, havia uma biblioteca local em operação, chamada Livraria de Estudo, cujo funcionamento se regulou através de diversos estatutos, dentre os quais os de 1591, 1597 e 1653. Desde o século XVI, os fundos da Biblioteca se enriquecem com doações e aquisições de variados conjuntos bibliográficos, destacando-se a compra de valiosos livros em Flandres pelo livreiro e impressor Pedro Mariz.

No reinado de D. João V de Portugal, assistiu-se a um momento de esplendor com a construção de um magnifício prédio próprio, a Biblioteca Joanina. A Reforma Pombalina da Universidade em 1772 implicou a criação de bibliotecas especializadas, dedicadas fundamentalmente ao estudo das ciências exatas.

As invasões napoleónicas e as guerras civis do século XIX representaram obstáculos à Universidade e a sua Biblioteca. No século XX, durante as obras da Cidade Universitária, as instalações da antiga Faculdade de Letras foram adaptadas para uma nova biblioteca (o Edifício Novo), que passou a funcionar em 1962. Além disso, os fundos da Biblioteca experimentaram um aumento e uma melhora significativa.

Deste modo, a Biblioteca Geral divide-se em dois edifícios: o da Biblioteca Joanina, de grande riqueza ornamental e decorativa, que abriga um acervo de livros e documentos anteriores a 1800, e o Edifício Novo, que reúne aproximadamente um milhão de títulos em 7 mil .

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Coimbra na época moderna, a universidade e a sua história, texto de Isabel Nogueira e Raquel Romero Magalhães, coordinadores, Mário Nunes e António Leite da Costa, Câmara Municipal de Coimbra, Departamento de Cultura, Gabinete de Arqueologia, Arte e História, Coimbra: Departamento de Cultura, Câmara Municipal, 2009. ISBN 9789898039156

Ligações externas[editar | editar código-fonte]