Athlone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Athlone
Baile Átha Luain
Athlone coat-of-arms.png
Stmarys-2-athlone.jpg
Igreja de Santa Maria
Província Leinster
Condado Condado de Westmeath
Área 3,74 km²
População
 - Pop. urbana
 - Pop. rural

6 970 hab.
9 918 hab.
Altitude 56 metros
Website www.athlone.ie/udc
Localização de  Athlone na Irlanda
53° 25' 59" N 07° 57' 00" O
Cidade da República da Irlanda Flag of Ireland.svg

Athlone (em irlandês Baile Átha Luain, significando "vila no vau Luan") é uma cidade da Irlanda, situada no centro da ilha, a sul de Loch Ribh, com 15.936 habitantes (2004). É a maior cidade do Condado de Westmeath. Possui um potente posto emissor.

O coração da cidade tanto geográfica como economicamente é o castelo. A história militar desta cidade remonta à antiguidade. A sua localização à beira do vau do rio Shannon e ainda por estar relativamente próximo de terrenos férteis, deram a esta cidade uma importância estratégica. Foi ainda um lugar de disputas tribais. Em 1001 Brian Bóruma trouxe o seu exército de Kincora até a esta cidade.

Foi construída uma ponte sobre o rio Shannon no século XII e foi construído um forte para proteger a cidade por Turloch Mor O'Conor.

Os maiores empregadores desta cidade são companhias multinacionais como a Ericsson (telemóveis ou celulares) e também firmas locais como a Elán. A cidade possui fábricas de plásticos (em particular de polímero), existindo mesmo nesta cidade um Instituto Tecnológico que faz curso sobre polímeros.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Athlone