Augusto Nascimento e Silva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Augusto do Nascimento e Silva
Legenda

Augusto do Nascimento e Silva
Deputado estadual do Rio Grande do Sul
Período 3 de março de 1955
até 1º de outubro de 1957
Dados pessoais
Nascimento 29 de março de 1918
Santo Ângelo
Morte 1 de outubro de 1957 (39 anos)
Partido PSD

Augusto do Nascimento e Silva (Santo Ângelo, 29 de março de 19181º de outubro de 1957) foi um advogado e político brasileiro.

Filho de Ernesto do Nascimento e Silva e Zeny Ferreira do Nascimento, formou-se no curso ginasial, do Ginásio Cristo Redentor, em Cruz Alta, no ano de 1938. Em 1946 concluiu o curso de Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre. Em 1944, quando acadêmico de Direito, foi professor no Ginásio Santo Ângelo e na Escola Técnica Teresa Verzeri, nas cadeiras de Português, Latim e Frânces. Em 1945, assumiu a secretaria da Prefeitura de Santo Ângelo, como membro do Partido Social Democrático - PSD. Foi vereador e líder da bancada na Câmara Municipal.[1]

Foi eleito, em 3 de outubro de 1954, deputado estadual, pelo PSD, para a 39ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, de 1955 a 1959.[2] Em fevereiro e maio de 1955, foi designado membro da Comissão de Educação e Saúde, e membro da Comissão Especial para estudo do problema do menor abandonado, respectivamente, já em abril de 1957 foi membro da Comissão de Constituição e Justiça.

Destacou-se principalmente pela defesa dos interesses de Santo Ângelo, através de constantes intervenções nos mais diversos setores principalmente no que diz respeito à ampliação da rede escolar primária, não medindo esforços, no afã de reivindicar o aumento das escolas no interior do estado.[1]

É homenageado com seu nome em escolas nos municípios de São Miguel das Missões e Santo Ângelo e na Travessa Augusto do N E Silva, Santo Ângelo - Rio Grande do Sul.

Referências

  1. a b Jornal das Missões, texto de Eunísia Inês Kilian, História da Câmara Municipal, do Cabildo às Câmara, Quatro séculos de Parlamento Missioneiro, reportagem de João Baptista Santos da Silva.
  2. HEINZ, Flávio M.; VARGAS, Jonas Moreira; FLACH, Angela, MILKE, Daniel Roberto. O Parlamento em tempos interessantes: breve perfil da Assembléia Legislativa e de seus deputados – 1947-1982, Porto Alegre: CORAG, 2005.
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.