Azumanga Daioh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Azumanga Daioh
あずまんが大王
Gênero Comédia, Colegial
Mangá
Autor Kiyohiko Azuma
Editora(s) Japão Mediaworks
Revista Dengeki Daioh
Data de publicação Fevereiro de 1999 – Junho de 2002
Volumes 4
Anime
Azumanga Daioh THE ANIMATION
Direção Hiroshi Nishikiori
Estúdio J.C.STAFF
Exibição original 8 de abril de 2002 – 30 de setembro de 2002
Emissoras de TV Japão TV Tokyo
Nº de episódios 130 de 5 minutos compilados em 26 de 25 minutos.
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Azumanga Daioh (あずまんが大王?) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Kiyohiko Azuma em 1999. Foi adaptada em um anime, Azumanga Daioh: the Animation exibido em 2002 no Japão.

Publicada originalmente na revista Dengeki Daioh, Azumanga Daioh era desenhado como uma série de tiras cômicas de quatro quadros chamado yonkoma (similar às tiras de jornais ocidentais).

O anime, foi ao ar de 8 de Abril de 2002 até 30 de Setembro de 2002. Foi produzido pelo J.C.Staff, e exibido pela TV Tokyo, TV Aichi, TV Osaka e AT-X, em segmentos de cinco minutos em cada dia da semana, e uma compilação de 25 minutos por semana, totalizando em 130 episódios de 5 minutos, que podem ser vistos alternativamente como 26 episódios de 25 minutos.

Há também dois outros episódios: The Very Short Azumanga Daioh Movie - um trailer de seis minutos exibido nos cinemas em 2000 como uma prévia da série Azumanga Web Daioh, um piloto de quatro minutos que apareceu por um tempo limitado no site oficial japonês de Azumanga Daioh. Azumanga Web Daioh foi planejada como uma versão do mangá lançado apenas para internet. Porém, o sucesso da série fez com que os produtores abandonassem a ideia da série para web, a favor de uma série televisa. Como um piloto, apresenta um elenco de dublagem, trilhas sonoras e animação diferentes da série televisa.

Após o término da série de anime, surgiu um falso boato de que TBS patrocinada pela Suntory, estava produzindo uma série live-action, intitulada Azudorama Da Yo! ou Azumanga Daioh: The Drama.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Título da série[editar | editar código-fonte]

O título da série não possui significância na história. Azumanga é uma junção de "Azuma" (nome do criador da série) com mangá, enquanto "Daioh" vem do nome da revista originalmente publicada, Dengeki Daioh. Daioh é mencionado no fim dos episódios, durante as prévias do próximo episódio, com significado para "Rei" ou "grande rei".

O nome "Azumanga" é um termo usado pelo autor para descrever todas as suas obras.

Razão da popularidade[editar | editar código-fonte]

A série atingiu o estatuto de clássico de culto pois Azumanga Daioh é distintamente diferente. Não existe romance para prolongar a série. As únicas metas da série podem ser consideradas ser as mesmas metas de estudantes colegiais de todo lugar: conseguir notas passáveis, fazer amigos e aturar os ditos amigos. Nada de super-poderes, instrumentos ou bugigangas, nem de salvar o mundo de perigos diariamente, apenas a simplicidade da vida cotidiana.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Seis colegiais e duas professoras são as principais personagens, e mais algumas personagens secundárias, incluindo um professor medonho com uma obsessão anormal de meninas adolescentes (conhecido por otakus como lolicon) e uma colegial que é apaixonada por Sakaki.

Estudantes[editar | editar código-fonte]

Chiyo Mihama (美浜 ちよ) - Mais conhecida por Chiyo-chan. Uma criança, de dez anos (no começo do anime), com um conhecimento incrível, que pulou 4 séries (ainda apresentando os melhores resultados da classe). É rica e diz que vai fazer a faculdade no exterior. Tem uma casa muito grande e um cachorro também. Seus pais nunca aparecem e ela normalmente está de Maria-Chiquinha. Nas férias de verão, leva as amigas (incluindo Yukari Tanizaki e Minamo Kurosawa) para sua casa de praia. No 3° ano, passa a assessorar Osaka nos estudos e revisões para os exames de admissão para a Universidade.

Tomo Takino (滝野 智) - Tomo é uma menina energética e super-competitiva (mas não atlética), também muito descuidada. Ela consegue incrivelmente irritar todo o mundo em volta dela, especialmente Yomi, sua amiga desde o ginásio. Acha que é bobagem estudar e sempre leva bronca de Yukari-sensei, apesar de suas claras semelhanças com a mesma.

Koyomi "Yomi" Mizuhara (水原暦) - A melhor amiga de Tomo, que já a suporta desde o ginásio. Tem uma certa obsessão por se manter magra, criando dietas para reduzir o peso, apesar de não necessitar; geralmente, elas falham. Costuma apresentar bons resultados na escola; porém, teve de ir pela 3ª via nos exames de admissão na Universidade.

Sakaki (榊) - Alta, Sakaki fica desconfortável com sua altura. Ela não fala muito e é meio tímida, mas muito boa nos esportes. Ama tudo o que é fofo, principalmente os animais, em especial os gatos. Não pode tê-los em casa, pois a mãe é alérgica. É constantemente hostilizada por um gato de rua, Kamineko, do qual ela incansavelmente tenta se aproximar.

Ayumu Kasuga (春日歩) - Mais conhecida por Osaka (大阪), por ter vindo de lá. A princípio, sofreu com o estereótipo do habitante de Kansai (Agitado, barulhento). Porém, não poderia ser mais diferente; é lenta no raciocínio e extremamente distraída, aparentando estar integralmente fora do ar. Seus diálogos costumam vir carregados de non-sequiturs e observações fora de foco.

Se esforça para se concentrar quando necessário, embora geralmente isso atrapalhe sua concentração.

Tem uma curiosa afinidade por lesmas do mar, e um peculiar senso de humor.

Kagura (神楽) - Aparece no meio do Anime, juntando-se à turma apenas no 2º ano. No começo, era da Sala 5, dirigida por Minamo Kurosawa, rival da Sala 3, de Yukari Tanizaki. Fez sua aparição nos Jogos Escolares, disputando assiduamente com Sakaki-san nas competições de atletismo. Apesar de ser uma atleta bem treinada, não conseguiu vencer a disposição física natural de Sakaki-san. Quando entrou na Sala 3, se aproximou de Sakaki e das demais meninas. Apresentou um desempenho baixo na escola, mas, ainda assim, ingressou de primeira via na universidade. Do início ao final da série, demonstrou respeito e admiração por sua mentora, Minamo Kurosawa, mesmo depois de ter ido para a outra turma.

Kaori (かおり) - Chamada de Kaorin pelos seus colegas, ela é uma menina interessada em Astronomia, Artes e Artesanato. Tem uma profunda admiração pela Sakaki. No 3º ano, muda de sala, ela sai da classe da Yukari-sensei para a classe do Kimura-sensei, onde este lhe atormenta todo dia.

Chihiro (ちひろ) - colega de classe e melhor amiga da Kaorin.

Professores[editar | editar código-fonte]

Yukari Tanizaki (谷崎ゆかり) - Mais chamada pelas alunas de Yukari-sensei. Uma professora de inglês, que tem uma relação muito "forte" com suas alunas. Dependendo do dia, tempo ou seus modos ela pode ser uma cruel ou uma doce professora. Ela dirige terrivelmente mal e seu carro já está em um péssimo estado. Nas férias de verão, nas quais geralmente ela e Minamo fornecem o transporte, os que vão a bordo do "Yukarimóvel" (como foi apelidado por Tomo Takino) terminam a viagem psicologicamente marcados (uma exceção foi Tomo, que apreciou muito a viagem). É muito enérgica e competitiva, querendo sempre ganhar de Nyamo, ex-colega de classe dela, com quem insiste em rivalizar. Nos eventos esportivos, sempre promete comprar algo para seus alunos, se vencerem, confiando-se, porém, que Minamo Kurosawa vá dar o dinheiro (coisa que nunca veio a acontecer).

Apresenta uma curiosa semelhança com Tomo; ambas são enérgicas e competitivas, bastante egoístas. Para suas amigas, chegam a ser insuportáveis; o que Tomo faz constantemente com Yomi e Yukari faz com "Nyamo" desde os tempos de escola.

Minamo Kurosawa (みなもの黒沢) - Chamada de Nyamo por Yukari e pelas personagens principais. Uma professora de Educação Física bastante habilidosa. Yukari-sensei é sua amiga de infância e, ao mesmo tempo, a pessoa com quem sempre tem que competir.

Kimura (木村) - Personagem do sexo masculino que mais aparece na série, Kimura-sensei é um professor obsessivo por meninas colegiais e vive espiando elas, principalmente nas aulas de natação da Nyamo. Anda com a boca aberta o tempo todo. Tem uma esposa e uma filha.

Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Esposa do Kimura (木村の夫人) - conhecida como a esposa do Kimura, seu nome não é revelado na série. Tem uma personalidade que as outras personagens definem como "angelical".Aparece na primeira vez quando o Prof. Kimura deixa uma foto de sua família cair da carteira e se dirige à ela dizendo "My waifu."(wife).

Miruchi (ミルチ) - ela, Yuka e Chiyo-chan eram amigas de escola no Primário, tem raras aparições na série.

Yuka (ユカ) - ela, Miruchi e Chiyo-chan eram amigas de escola no Primário, tem raras aparições na série.

Animais[editar | editar código-fonte]

Kamineko (かみねこ) - É um gato cinza que Sakaki vê, as vezes, no caminho para a escola. Toda vez que Sakaki tenta acaraciá-lo, ele acaba a mordendo.

Pai da Chiyo (ちよ父) - É um gato amarelo que aparece nos sonhos e na imaginação da Sakaki. Também aparece aleatoriamente durante as cenas.

Tadakichi (忠吉さん) - É um cachorro branco, conhecido como Tadakichi-san, é o cão de estimação da Chiyo-chan.

Maya (マヤー) - É um gato selvagem da ilha de Iriomote, que as meninas encontram durante a viagem em Okinawa, é muito apegado a Sakaki. Maya é diminutivo de Yamamaya.

Músicas[editar | editar código-fonte]

  • Tema de abertura - "Soramimi Cake" - Oranges & Lemons
  • Tema de encerramento - "Raspberry Heaven" - Oranges & Lemons

Ligações externas[editar | editar código-fonte]