Bård Faust

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bård Faust
Informação geral
Nome completo Bård G. Eithun
Também conhecido(a) como Faust
Nascimento 21 de abril de 1974
País  Noruega
Gênero(s) Black Metal
Instrumento(s) bateria
Período em atividade 19911994 e 2003 — atualmente
Afiliação(ões) Aborym, Blood Tsunami, Emperor, Zyklon, Scum

Bård G. Eithun (21 de Abril de 1974) é um baterista norueguês, conhecido pelo pseudônimo de Bård Faust ou apenas Faust. Faust foi baterista do Emperor, lançando com a bandas os álbuns As the Shadows Rise e In the Nightside Eclipse. Ele também escreve letras para outras bandas, incluindo o Zyklon.

Acusação de assassinato[editar | editar código-fonte]

Faust foi condenado pela morte de um homossexual após esfaqueá-lo em Lillehammer, Noruega, em 21 de Agosto de 1992. O assassinato ocorreu próximo ao parque que posteriormente foi usado na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994. Faust foi sentenciado a 14 anos de prisão, mas foi libertado em 2003 depois de cumprir nove anos e quatro meses de pena.

A mídia ligou o crime ao Black Metal, mais precisamente as ideologias satanismo e fascismo seguidas pelo grupo. Faust refutou a ligação, dizendo que nunca seguiu nenhuma das ideologias. Jørn Tunsberg do Hades Almighty e Kjetil Manheim do Mayhem declaram que o amigo agiu num impulso e que estava se defendendo.

Retorno a música[editar | editar código-fonte]

Após ser libertado, Faust retornou a carreira de músico, tocando bateria nas bandas Scum, Aborym e Blood Tsunami e escrevendo letras para o Zyklon.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Links[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Moynihan, M. and Soderlind, D. (2003) Lords of Chaos - The Bloody Rise of the Satanic Metal Underground Revised and Expanded Edition, California: Feral House