Béquer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outros significados, veja Becker.
Béqueres de laboratório

O béquer (Brasil), gobelé (Portugal), becker, copo, copo de precipitação ou beaker é um recipiente simples utilizado em laboratório. Béqueres são geralmente de formato cilíndrico com fundo chato e um bico em sua parte superior.[1] Eles são graduados, oferecendo medidas pouco precisas. Não há um tamanho padrão para esses materiais, podendo medir volumes muito pequenos, de poucos mililitros, até volumes maiores, com vários litros[2].

Formato[editar | editar código-fonte]

(A) Copo de Griffin
(B) Copo de Berzelius
(C) Béquer plano

Existem dois tipos principais de béquer, o Copo de Griffin (Béquer de Forma Baixa), a forma mais comum,[3][4] e o Copo de Berzelius (Béquer de Forma Alta), em homenagem ao químico sueco Jöns Jacob Berzelius. Há também os béqueres planos, usados principalmente para realizar a cristalização.

Um béquer é diferenciado de um copo por ter os lados perpendiculares com o fundo ao invés de inclinados. A exceção a essa definição é um copo de lados ligeiramente cônico, chamado de béquer de Phillips.

Utilidade[editar | editar código-fonte]

Graduação de um béquer

De modo muito grosseiro efetua-se medidas com o copo de Becker, pois a sua medida é muito imprecisa (normalmente com precisão variante em 5% do mercado). Os béckers são frascos T.C. (to contain) como o tubo de ensaio ou os erlenmeyers. Suas principais diferenças são:

  • Apresentar uma escala para medição aproximada
  • Possuir base plana para uso autônomo
  • Conter bico para transferência
  • Ser provido de boca larga

Seu uso é recomendado para experimentos e misturas. Feito de vidro pyrex refratário ou de polímeros como o polietileno ou o polipropileno, o bécker pode ser utilizado em uma ampla faixa de temperatura. Suas capacidades volumétricas mais comuns são de 80 a 400mL, mas indo até 4L ou mais entre os feitos de vidro e 20L entre os de polímeros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Equipamento de laboratório

Referências

  1. Oxford English Dictionary 1989 edition
  2. BECKER + Vidrarias de laboratório Unesp
  3. A. I. Vogel (1974) Practical Organic Chemistry Third edition (Longman, London) página 46 ISBN 0-582-44245-1
  4. Chemistry World August 2011 Classic kit: Griffin's Beaker
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.