13 de Julho (Aracaju)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bairro 13 de Julho)
Ir para: navegação, pesquisa
13 de Julho
—  Bairro do Brasil  —
Município Aracaju
Limites Jardins
Salgado Filho
São José
Fonte: Não disponível

13 de Julho é um bairro nobre da zona sul de Aracaju, situado próximo ao encontro do rio Poxim com o rio Sergipe, limita-se ao norte com o São José (Aracaju), a leste com o estuário do rio Sergipe, a oeste com o Salgado Filho e ao sul com o Jardins (Aracaju). Por sua localização, próximo ao Shopping Jardins e ao Shopping Riomar e por possuir uma das mais belas vistas da cidade o local é palco dos mais nobres e luxuosos empreendimentos imobiliários de Aracaju.

Origens do bairro[editar | editar código-fonte]

Em 1872 um sitiante chamado Joaquim Honório dos Santos vendeu terras do arrabalde denominado Ilha dos Bois ao Império do Brasil, que pretendia construir na área um lazareto.[1]

Por volta da década de 1920 cerca de 20 famílias muito pobres ocuparam algumas áreas de mangue fundando uma colônia de pescadores com casebres de palha e massapê.Chaves, Rubens. Aracaju, pra onde você vai?. [S.l.]: do Autor, 2004. 302 pp.

Originalmente o bairro era conhecido por Praia Formosa, em virtude da praia existente às margens do rio Sergipe. Passou a chamar-se posteriormente de Praia 13 de Julho em homenagem ao levante liderado por Augusto Maynard Gomes, que sitiou a cidade de Aracaju com tropas do 28º Batalhão de Caçadores nas margens da praia em 13/07/1924, um dos desdobramentos do Tenentismo. [2]

Urbanização[editar | editar código-fonte]

Avenida Beira Mar, trecho conhecido como "Curva do Iate", Praia 13 de Julho, Aracaju-SE, 2011

Somente na década de 1950, no governo de Leandro Maciel é que o bairro começa a se urbanizar. São criados loteamentos destinados a classes abastadas que erguem casarões e é calçada com paralelepípedos a estrada que ligaria o Centro de Aracaju à praia de Atalaia (Aracaju), depois denominada de Avenida Beira Mar.Chaves, Rubens. Aracaju, pra onde você vai?. [S.l.]: do Autor, 2004. 303 pp.

Lançados a partir da década de 1980 os luxuosos edifícios residenciais substituíram quase a totalidade dos antigos casarões existentes na Av. Beira-Mar. Hoje, o 13 de julho é o bairro com o metro quadrado mais caro da capital de Sergipe.

Com o grande crescimento de Aracaju sem o devido saneamento básico ocorreu grande despejo de material orgânico, que provocou a substituição da praia por um imenso mangue entre a Avenida Beira-Mar e o rio.

O bairro recebeu diversos aparelhos recreativos na sua orla, com ciclovia, quadras, mirante e pequenos bares, todos margeando um imenso mangue que embeleza o local.

Principais Logradouros[editar | editar código-fonte]

  • Avenida Beira Mar
  • Avenida Anízio Azevedo
  • Avenida Professor Acrísio Cruz.

Fonte : Prefeitura de Aracaju

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências