Bandeira do Vietname do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira de 1955
Bandeira de 1945–1955

A bandeira do Vietname do Norte, também conhecida como a "bandeira Vermelha com a estrela Amarela", foi adoptada como Bandeira Nacional do Vietname do Norte a 30 de Novembro de 1955. Tornou-se bandeira nacional do Vietname após a reunificação com o Vietname do Sul a 2 de Julho de 1976.

A bandeira foi desenhada por Nguyen Huu Tien (em Vietnamita: Nguyễn Hữu Tiến), um comunista revolucionário da Insurreição da Cochinchina de 1940 ("Nam Kỳ Khởi nghĩa") contra o colonialismo Francês. Foi nessa circunstância que a bandeira foi vista pela primeira vez. A insurreição não vingou, e Nguyen foi preso e executado juntamente com outros líderes da insurreição.

Em descrição heráldica Ocidental a bandeira é Gules, uma mullet Or.

A bandeira do Vietname do Norte (das áreas controladas pela Việt Minh no Norte e no Sul do Vietname e mais tarde só do Vietname do Norte) entre 1945 e 1955 era semelhante à actual bandeira do Vietname, mas com as pontas da estrela num ângulo mais obtuso.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Vietname é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.