Barbet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Barbet
Barbet de pelagem preta
País de origem  França
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 8
Seção 3 - Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água - levantadores de caça
Estalão #105 8 de julho de 1999

O barbet ou cão d'água francês [Nota] é uma raça canina oriunda da França. Antiga, já que há escritos do século XVI mencionando a raça, é bastante comum em sua terra natal, sendo largamente utilizada para caçar presas aquáticas. Sua função não é a de apenas recolher a presa, mas, também, procurar por ela escondida na vegetação e levantá-la, ou seja, espantá-la de seu esconderijo. De porte físico robusto e pelagem farta, resiste bem a temperaturas baixas e a água. Entre as maiores particularidades que envolvem sua história, está o fato de ter sido um levantador para a marinha francesa.[1]

Referências

  1. Barbet. Portal Canino - FCI.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Barbet
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.