Barragem de Pirapora do Bom Jesus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Barragem de Pirapora do Bom Jesus

A Barragem de Pirapora do Bom Jesus é uma barragem brasileira situada no estado de São Paulo, no município de Pirapora do Bom Jesus e represa as águas do rio Tietê. Mas nos últimos anos vem acontecendo o fato de que a poluição do Tietê está prejudicando o comercio do turismo na cidade.

Esta barragem tem por finalidade acumular as águas do rio Tietê a fim de auxiliar a Barragem de Rasgão na produção de energia elétrica.

Devido a elevada altura de seus vertedores, quando a água é liberada, temos a produção de elevada quantidade de espuma, devido a poluição do rio Tietê. Essas espumas chegam a atingir as ruas, praças e casas da cidade, atingindo até 4(quatro) metros de altura acima das ruas.

Como a cidade de Pirapora do Bom Jesus situa-se às suas margens e a cidade é muito procurada por romeiros, as espumas que se espalham por sua superfície ficaram tristemente famosas pelo país, prejudicando dessa forma o turismo da cidade, que até hoje é o forte da cidadezinha.

Um maior cuidado na abertura de seus vertedores, eliminou a elevada formação de espuma, mas ainda grandes flocos de espuma são vistos pelo rio na sua parte urbana de Pirapora do Bom Jesus. Um dado interesante é que cada vez que as espumas atingem as ruas, a Sabesp é multada em um valor de 100(cem) mil reais.