Bartolomeo Vanzetti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bartolomeo Vanzetti
Bartolomeo Vanzetti
Nascimento 11 de junho de 1888
Villafalletto
Morte 23 de agosto de 1927 (39 anos)
Charlestown
Cidadania Reino de Itália
Ocupação ativista político
Ideologia política anarquismo
Causa da morte eletrocussão

Bartolomeo Vanzetti (Villafalletto, 11 de junho de 1888Charlestown, 23 de agosto de 1927) foi um anarquista italiano que junto com Nicola Sacco foi preso, processado, julgado e condenado nos Estados Unidos da América na década de 1920, sob a acusação de homicídio de um contador e de um guarda de uma fábrica de sapatos. Sobre sua culpa houve muitas dúvidas já à época dos acontecimentos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nem ele nem Sacco foram absolvidos nem mesmo depois que um outro homem admitiu em 1925 a autoria dos crimes. Foram condenados à pena capital e executados por eletrocução em 23 de agosto de 1927.

Há uma citação sobre ambos no poema "América" de Allen Ginsberg.

Howard Fast, escritor de origem judaica e militante político, escreveu um livro que narra a história dos dois anarquistas, imigrantes, italianos condenados a morte, o nome do livro é "Sacco e Vanzetti".

Em 1977, uma investigação ordenada pelo então governador de Massachusetts, Michael Dukakis, estabeleceu que Sacco e Vanzetti não receberam um julgamento justo. Dukakis proclamou 23 de agosto de 1977 como o Dia em Memória de Sacco e Vanzetti ("Dia Memorial Sacco e Vanzetti"), com o objetivo de remover todo o estigma de seus nomes. Eles não receberam perdão póstumo, pois significaria atribuir-lhes culpa.[1][2]

Referências



Ícone de esboço Este artigo sobre Anarquismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.