Bartolomeu dos Mártires

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Beato Bartomeu dos Mártires, O.P.
Bartolomeu dos Mártires
Arcebispo D. Frei Bartolomeu dos Mártires
Arcebispo de Braga
Nascimento maio de 1514
Verdela, Mártires, perto de Lisboa, Reino de Portugal
Morte 16 de julho de 1590 (76 anos)
Viana do Castelo, Província do Minho, Reino de Portugal
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 4 de novembro de 2001
por Papa João Paulo II
Festa litúrgica 16 de julho
Portal dos Santos

D. Frei Bartolomeu dos Mártires, O.P., também chamado de Bartolomeu de Braga (Lisboa, Mártires, Verdela, Maio de 1514 - Viana do Castelo, Convento de Santa Cruz, 16 de Julho de 1590), foi arcebispo de Braga. Entrou na Ordem Dominicana em 11 de Novembro de 1528. Eleito Arcebispo de Braga em 1558/1559. Dedicou-se ao ensino em Lisboa e Évora e foi preceptor de Dom António, Prior do Crato.

O Papa Francisco concedeu em 20 de Janeiro de 2016, em audiência à Congregação para a Causa dos Santos, a autorização necessária à dispensa do milagre formalmente demonstrado para a declaração de santidade do Beato Bartolomeu dos Mártires.

Biografia

Nasceu Bartolomeu Fernandes, filho de Domingos Fernandes e de sua mulher Maria Correia.

Frei Bartolomeu dos Mártires.

Teve participação notável no Concílio de Trento, tendo participado nas reuniões de 1562-1563, onde apresentou 268 petições. Defendeu a primazia bracarense em oposição ao Arcebispo de Toledo (ambos reivindicavam a primazia das Espanhas, a tal ponto que teve de ser aberta uma porta extra para que pudessem entrar ao mesmo tempo). Aplicou desde logo as decisões do Concílio, tendo sido o primeiro de todos os prelados a executá-las, logo no concílio que teve lugar em Braga em 1564. Preparou um catecismo para o povo intitulado Catecismo ou doutrina cristã e práticas espirituais.

Era muito popular e passava a maior parte do tempo em visita pastoral na sua arquidiocese. Preocupou-se muito com a formação do clero, tendo fundado um seminário, e com várias questões sociais. Durante a peste de 1570 e a crise económica de 1574 as suas obras de caridade foram exemplares. Durante a crise da sucessão de 1580 manteve a sua neutralidade esperando que a questão se resolvesse politicamente. Ratificou a sua decisão de resignação em 1582, por idade avançada. Faleceu em Viana do Castelo, no convento de Santa Cruz, e com tal fama de homem santo (Arcebispo Santo, pai dos pobres e dos enfermos) que os vianenses tiveram de proteger o seu cadáver dos bracarenses que o reivindicavam.

Beatificação e canonização

Foi declarado Venerável pelo Papa Gregório XVI em 23 de Março de 1845. O Papa João Paulo II procedeu à sua beatificação em 4 de Novembro de 2001. Em 2016 está em fase final o processo de canonização.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bartolomeu dos Mártires

Vide também

Precedido por
Frei Baltasar Limpo
Brasão arquiepiscopal.
Arcebispo Primaz de Braga

1559 - 1581
Sucedido por
João Afonso de Menezes
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.