Base Naval da Baía de Guantánamo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para Para a província homônima, veja Guantánamo (província).
Base Naval da Baía de Guantánamo

Vista aérea da base
País  Cuba
Corporação Marinha dos Estados Unidos
Insígnias
US Navy
Mapa da área de atuação

A Base Naval da Baía de Guantánamo (em inglês Guantanamo Bay Naval Base, também referido como GTMO, que é o código do campo de pouso local [1]) ocupa cerca de 117 km² da costa da República Socialista de Cuba (na província de Guantánamo). Esta base naval norte-americana, apesar de ter sido alugada em 1903 aos Estados Unidos da América por um acordo entre os dois países (assinado pelo então presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, e o presidente de Cuba, Tomás Estrada Palma, pelo valor de 4 085 dólares)[2], "concessão diplomática americana" foi estabelecida de Direito Internacional durante a Guerra Hispano-Americana pela marinha estadunidense em 1898.

Prisão de Guantánamo

Ver artigo principal: Prisão de Guantánamo

Desde 2001, os Estados Unidos utilizam a referida base (Prisão de Guantánamo) para deter prisioneiros terroristas[3] ou, como o governo estadunidense os chama, "combatentes inimigos", esquivando-se, assim, dos direitos garantidos pela Convenção de Genebra (tratados assinados entre 1864 e 1949).

Os números de Guantánamo, de acordo com fontes relacionadas a direitos humanos e constitucionais, chega a cerca de 660 prisioneiros vindos de 43 diferentes países (sendo, em sua maioria, do Afeganistão e Iraque). Além disso, a ONG Centro para os Direitos Constitucionais informa que existem presos com idades que variam de 13 a 80 anos.

Referências

  1. «File:US Navy 040813-N-6939M-002 Commissions building courtroom at Guantanamo Bay, Cuba.jpg» 
  2. «Saiba mais sobre a base naval americana de Guantánamo». Estadão, Grupo Estado. 22 de janeiro de 2009. Consultado em 8 de junho de 2012 
  3. «História de Guantánamo». NGC Europe Limited and FIC Portugal. 2010. Consultado em 8 de junho de 2012 

Ver também

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Base Naval da Baía de Guantánamo