Batu Khan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Batu
Khan
Estátua de Batu Khan na Turquia.
Governo
Reinado 1227-1255
Coroação 1224/1225 or 1227
Rainha Borakchin Khatun
Antecessor Jochi
Sucessor Sartak
Casa Real Borjigin
Dinastia Horda Dourada do Império Mongol
Hino Real Há apenas um deus nos céus e apenas um Senhor, Chingis khaan na terra.
Títulos Sain Khan (Bom Khan, Сайн хаан), o Rei dos Reis
Vida
Nascimento 1205
Mongólia
Morte 1255 (50 anos)
Sarai Batu
Pai Jochi
Mãe Ukhaa ujin de Onggirat

Batu (em cirílico: Баты́й) Khan (c. 12051255) foi um governante mongol, fundador do Canato da Horda de Ouro, também conhecido como "Canato de Kipchak". O termo "kipchak" vêm dos turcos kipchak nas forças mongóis. Seu pai era Jochi e seu avô paterno Genghis Khan. Seus irmãos eram Berke, Orda, Shiban e Moval.

Apesar de Genghis Khan reconhecer Jochi como seu filho, seu parentesco sempre foi questionado, já que sua mãe Börte, a esposa de Genghis Khan, foi capturada e estuprada, e Jochi nasceu exatamente nove meses depois de Börte ser recuperada por seu marido. Durante a vida de Genghis, esta questão era de conhecimento público porém era um tabu discuti-la publicamente. Então, surgiu uma richa entre Jochi e seu pai, e justamente antes da morte de Jochi, ele e Genghis travaram uma guerra civil pelo fato de Jochi se recusar a participar das campanhas militares. Ainda a Jochi foram dados apenas quatro mil soldados mongóis para seu próprio Canato. Batu pegou a maioria de seus soldados de tribos turcas (principalmente turcos Kipchak) as quais havia derrotado. Após a morte de seu pai e seu avô, Batu recebeu junto com seus irmãos de herança os territórios da Sibéria Ocidental e Cazaquistão, que seriam o embrião da futura Horda de Ouro.

Junto com Subedei comandou o grande ataque mongol à Rússia entre os anos de 1237 a 1240, além de ter lutado em 1241 na Hungria. Estava discutindo com Subedei planos de atacar o norte da Itália, Áustria e os estados germânicos, porém, devido à morte de seu tio, Ogedei, teve de voltar à Mongólia para a eleição do próximo khan. Ambicionava tornar-se o grande khan do Império Mongol, porém em seu lugar entrou Guyuk, filho de Ogedei, cujo reinado foi efêmero (1246-1248).

Ao voltar da campanha européia consolidou o domínio da Horda de Ouro sobre os principados russos, que ficariam nessa situação nos próximos dois séculos. Faleceu em 1255, tendo sido sucedido por seu filho Sartak, cujo reinado foi também efêmero e sucedido por Berke.

Precedido por
Khan da Horda de Ouro
12271255
Sucedido por
Sartak
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Batu Khan