Bibiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bibiano
Informação geral
Nome completo Bibiano Adonis Morón Giménez
Nascimento 21 de Dezembro de 1950
Origem Santiago de Compostela
País Espanha
Gênero(s) Música de intervenção
Página oficial http://www.bibiano.org/

Bibiano Adonis Morón Giménez, mais conhecido como Bibiano, nasceu em Santiago de Compostela a 21 de Dezembro de 1950. É um músico e compositor galego.

Trajectória[editar | editar código-fonte]

Iniciou-se na música de intervenção galega em 1970, nos derradeiros tempos do grupo "Voces Ceibes". Também nesse ano, dá o seu primeiro concerto no colégio do Opus "La Estila" de Santiago de Compostela. Durante os anos mais difíceis do fim do franquismo incorporou os seus amplos conhecimentos musicais e a sua magnificada e educada voz na "nova canción galega".

Ficou especialmente famoso o concerto que deu, acompanhado pelo também membro de "Voces Ceibes" Benedicto, a 25 de Junho de 1979, no Pavilhão Desportivo da Corunha. O concerto, em solidariedade com o dirigente comunista Santiago Álvarez, encarcerado na prisão de Carabanchel, converteu-se num acto de reivindicação galeguista e num dos eventos culturais mais importantes da transição na Galiza.

Difundiu o uso de abundante percussão e de instrumentos eléctricos (principalmente a guitarra eléctrica), a uma canção galega que até então usava fundamentalmente a voz e a guitarra acústica.

Fez bastantes concertos com Vicente Araguas e foi militante durante muito tempo do CCOO. Mais tarde foi para Vigo, onde abriu uma discoteca, gravando vários discos. Na actualidade dedica-se à produção de eventos musicais em Vigo e possuindo um restaurante desde 1990.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

  • 1974 – Agora entramos nós
  • 1976 – Estamos chegando o mar
  • 1977 – Alcabre
  • 1979 – Aluminio

Ligações externas[editar | editar código-fonte]