Bisca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Jogos.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.


Bisca
Cartas do baralho italiano.
Sobre
Local de origem Itália
Habilidades requeridas Tática, memória
Tipo Trick taking
N° de cartas 2-8
40 (baralho cheio)
Baralho Lusófono (sem as cartas 8, 9 e 10)
Sentido de jogo Sentido anti-horário
Ranking das cartas A 7 R C F 6 5 4 3 2
Tempo de jogo 25 min
Chance de vencer Média
Jogo(s) relacionado(s)
Calabresella
Sueca
Sueca Italiana
Lista de jogos de cartas  · Portal Jogos

A Bisca (variante portuguesa do jogo italiano bríscola) é um jogo de cartas baseado no baralho italiano (de 40 cartas). É jogada com o baralho lusófono de 52 cartas, removendo-se as cartas 8, 9 e 10 do baralho, como forma de obter as 40 cartas necessárias para jogar. Os Reis equivalem aos Reis do baralho italiano, os Valetes equivalem aos Cavaleiros e as Damas equivalem aos Infantes. É utilizado o Sete (chamado de bisca ou manilha) no lugar do Três da Bríscola. O principal objetivo do jogo é acumular mais pontos que o adversário, baseando-se nas cartas que são pescadas e descartadas.

Variantes desse jogo são a Sueca (baseada na Bríscola com quatro jogadores, com o mesmo ranking de cartas da Bisca) e a Sueca Italiana (baseada na Bríscola Chiamata).

Estrutura do jogo[editar | editar código-fonte]

Após um dos jogadores embaralhar e outro cortar, uma carta é retirada do baralho e seu naipe determinará o trunfo (ou bisca). Trunfo é o naipe que vai predominar sobre os outros naipes, quando as cartas dascartadas forem recolhidas.

Durante o jogo, a carta-trunfo fica embaixo do baralho, mas de maneira visível. Essa carta pode ser trocada pelo "7", do mesmo naipe, se for de maior valor (em algumas variações, o "7" pode ser trocado pelo "2" de mesmo naipe).

São distribuídas três cartas para cada jogador.

O jogador que cortou o baralho começa descartando uma carta, das três que recebe no início do jogo. Em seguida o adversário descarta uma de suas cartas, que vai determinar se ele pega ou entrega as cartas da mesa, baseando-se nos seguintes critérios:

  • Se as cartas são do mesmo naipe, a carta de maior valor(ou maior número para cartas sem valor de contagem) vence, e o quem a jogou leva as cartas da mesa;
  • Se as cartas são de naipes diferentes e não há um "trunfo" entre elas, quem jogou a primeira carta leva as cartas da mesa;
  • Se as cartas são de naipes diferentes e há um "trunfo" entre elas, quem jogou o trunfo leva as cartas da mesa;
  • Se as todas as cartas são trunfos, a decisão é como o primeiro critério.

Após serem recolhidas as cartas (cada jogador tem 2 cartas na mão, nesse momento), os jogadores pegam uma nova carta no baralho (primeiro o jogador que levou as cartas da mesa) e isso se repete até que se terminem as cartas do baralho.

Ao final do jogo, contam-se os pontos somando-se as cartas obtidas. Como a pontuação máxima é 120 pontos, um jogador que acumular 60 ou mais pontos antes do jogo terminar já é o vencedor e ganha 1 ponto na partida. A contagem é baseada no valor das cartas, que é crescente: 2, 3, 4, 5, 6, J (valete), Q (dama), K (reis), 7 e Ás.

A bisca pode ser jogada em duplas, onde cada jogador fica de frente para o seu par. No jogo de duplas, é comum que cada jogador mostre suas cartas ao parceiro na ultima rodada.

Valores das cartas[editar | editar código-fonte]

Cartas Nome / Valor
Playing card diamond A - vertical cut.pngPlaying card club A - vertical cut.pngPlaying card heart A - vertical cut.pngPlaying card spade A.svg

Ás
11
Pontos
Playing card diamond 7 - vertical cut.pngPlaying card club 7 - vertical cut.pngPlaying card heart 7 - vertical cut.pngPlaying card spade 7.svg

Setenota 1
10
Pontos
Playing card diamond K - vertical cut.pngPlaying card club K - vertical cut.pngPlaying card heart K - vertical cut.pngPlaying card spade K.svg

Rei
4
Pontos
Playing card diamond Q - vertical cut.pngPlaying card club Q - vertical cut.pngPlaying card heart Q - vertical cut.pngPlaying card spade Q.svg

Dama
3
Pontos
Playing card diamond J - vertical cut.pngPlaying card club J - vertical cut.pngPlaying card heart J - vertical cut.pngPlaying card spade J.svg

Valete
2
Pontos
Playing card spade 6 - vertical cut.pngPlaying card diamond 5 - vertical cut.pngPlaying card club 4 - vertical cut.pngPlaying card heart 3 - vertical cut.pngPlaying card spade 2.svg


Demais cartas
0
Pontos

Bisca Capixaba[editar | editar código-fonte]

A Bisca jogada no Espírito Santo é uma variação com diversas regras e adições de pontuação extra.

Cada partida de Bisca Capixaba é formada por 4 pontos, sendo feito quantos jogos for necessário para fechar os 4 pontos, a cada vitória é concedido 1 ponto para o time vencedor, sendo que pode-se ganhar pontos extras com certas condições que deixam o jogo mais estratégico:

  • Capote: Se um time fizer 30 pontos ou menos, diz-se que eles tomaram Capote, e o time vencedor ganha dois pontos ao invés de um, se for copas, ganha três pontos.
  • 120: Se um time fizer 120 pontos, ganha-se 2, 3 ou 4 pontos dependendo do tipo de regra que se está jogando, porém 4 pontos (fecha a partida) é o mais indicado.
  • Heley (lê-se "Rélêi"): O Heley é quando o Ás de trunfo é jogado logo em seguida do 7 de trunfo, adicionando 1 ponto para a dupla que realizaou o Heley. Se o naipe for copas, então é "Heley de Copas" que adiciona 2 pontos.
  • Heley de Parceiros: O Heley entre parceiros é considerado quando o Ás e jogado sobre a 7 do próprio companheiro(a) de dupla. Vale 1 ponto ou 2 se for de copas para a dupla adversária.
  • 61: Se um time obtiver 61 pontos, automaticamente ele ganha 1 ponto, se for copas, 2 pontos.
  • Copas: A pessoa que vai cortar o baralho pode bater em cima do mesmo e automaticamente o naipe ser Copas, pois como Copas valem 2 pontos na maioria das pontuações extras, o time que está perdendo faz isso para tentar virar o jogo.
  • Rodar o 7: Se o primeiro jogador da primeira rodada jogar o 7 de trunfo e ele não for encartado pelo Ás, o time ganha 1 ponto extra, se for Copas, ganha 2.
  • Trunfo: A carta tirada para ficar no fim do baralho para ser o trunfo não poderá ser Bisca (7 ou Ás).
  • Trocar pelo 2: O jogador com 2 de trunfo pode trocá-lo pela carta que está embaixo do baralho.

* O 7 do "trunfo" não pode sair da mão como ultima carta jogada (fundo), exceto se o mesmo jogador estiver tambem com o Ás e o Ás de "trunfo" não sai antes do 7 de trunfo.

* Também evite de mostrar cartas a qualquer pessoa no jogo, seja ela seu parceiro ou não. Isso atrapalha o jogo.

Bisca Simples, ou Bisca Mineira[editar | editar código-fonte]

A Bisca Simples, ou Bisca Mineira é uma variação da Bisca Capixaba jogada em algumas regiões do Brasil. Ocorrem poucas variações, porém são decisivas para o jogo:

  • Não há Heley de Parceiros, quando seu parceiro está com o Ás, por exemplo você não poderá efetuar o Heley.
  • As Quedas são divididas em quatro Tentos. Quem ganhar os quatro Tentos, automaticamente ganha duas rodadas.
  • Se estiverem ocorrendo apostas, o ganhador deve ganhar o valor de duas rodadas.

Notas

  1. Em algumas variações, os 3s e os 5s tem o valor de 10 pontos ao invés dos 7s.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Jogos de cartas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.