Bonanza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bonanza
Bonanza (PT/BR)
Informação geral
Formato
Duração 60 minutos
Criador(es) David Dortort
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Warner Brothers Burbank Studios
Elenco Lorne Greene
Michael Landon
Dan Blocker
Pernell Roberts
Tema de abertura "Bonanza" (instrumental)
Exibição
Transmissão original 12 de Setembro de 1959 – 16 de janeiro de 1973
N.º de temporadas 14
N.º de episódios 430

Bonanza foi um seriado de western exibido na emissora de televisão americana NBC de 12 de setembro de 1959 até 16 de janeiro de 1973. Colorido, co-patrocinado pela fábrica de aparelhos de televisão RCA, um dos braços da NBC e também pela Chevrolet, tornou-se um dos maiores sucessos da televisão de todos os tempos e no gênero somente o seriado Gunsmoke o igualou em popularidade e longevidade.

Narra a saga do rancheiro viúvo Ben Cartwright (Lorne Greene), um homem de propósitos, e de seus três filhos (de mães diferentes), na defesa de seu rancho Ponderosa em Nevada. Além de Greene, outro ator da série que fez bastante sucesso foi Michael Landon (que depois estrelaria os seriados Os pioneiros e O Homem que veio do céu, 1984-1989). Lorne Greene também apareceria em outras séries, como Battlestar Galactica.

O filme piloto foi escrito por David Dortort, também produtor da série. Dortort criaria outras séries e filmes de TV similares como The Restless Gun, The High Chaparral, The Cowboys e a prequela de Bonanza, chamada Ponderosa.

Com personagens bastante humanizados, Bonanza conquistou fãs ao redor do mundo todo com suas histórias de bravura, honradez e coragem no Velho Oeste. Apesar do seu grande êxito, pelo menos no Brasil o seriado quase não foi reprisado provavelmente devido ao declínio do gênero western. Atualmente seus episódios têm sido lançados em DVD, para deleite de velhos fãs. Em 2009 o canal Rede Brasil de Televisão começou exibir a série e em 2010 o canal a cabo TCM também passou a exibir o seriado.

O também famoso tema musical de Bonanza, foi criado por Jay Livingston e Ray Evans. O conhecido cantor country Johnny Cash regravou uma versão em seu álbum "Ring of Fire: The Best of Johnny Cash", de 1963. A canção teve novos arranjos em 1968 e nova versão em 1970. No período de 1970-1972 foi usada uma nova canção como tema.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Victor Sen Yung...Hop Sing
  • Ray Teal...Xerife Roy Coffee
  • Bing Russel...Clem Foster
  • David Canary..."Candy" Canaday (1967-1970)
  • Mitch Vogel...Jamie Hunter (a partir de 1971)
  • Guy Williams.... Will Cartright (1964 - 1966)

Tramas[editar | editar código-fonte]

As histórias se baseam nas aventuras da família Cartwright do viúvo Ben Cartwright e de seus três filhos: Adam Cartwright, o arquiteto da casa onde eles moram; o amável e gigantesco Eric, mais conhecido pelo apelido de "Hoss"; e o caçula impetuoso Joseph ou "Little Joe". A medida que a série avança, nos episódios não aparecem sempre todos. A família tem como cozinheiro o imigrante chinês Hop Sing.

A família vive no rancho "Ponderosa", em Lake Tahoe, Nevada. Próximo do rancho fica a cidade de Virginia City (Nevada), onde eles se encontram com o xerife Roy Coffee e seu auxiliar Clem Foster.

Filmes para televisão[editar | editar código-fonte]

Foram feitos os seguintes filmes baseados em Bonanza: Bonanza: The Next Generation (1988), Bonanza: The Return (1993) e Bonanza: Under Attack (1995). Em 2001 foi feita a prequela Ponderosa, dirigida por Kevin James Dobson e filmada na Austrália.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]