Bonobo (músico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
Bonobo
Bonobo shirt.jpg
Informação geral
Nome completo Simon Green
Também conhecido(a) como Barakas
Nascimento 30 de março de 1976 (38 anos)
Local de nascimento
 Reino Unido
Gênero(s) Downtempo, trip hop, electronic
Período em atividade 2000–present
Gravadora(s) Tru Thoughts, Ninja Tune
Página oficial bonobomusic.com

Simon Green (30 de março de 1976), é um músico, produtor e DJ britânico conhecido pelo seu nome artístico Bonobo.

Green começou sua carreira com apresentações solo como DJ, com o nome de Barakas, e juntamente com Robert Luis da gravadora independente Tru Thoughts como grupo Nairobi e Barakas.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A primeira obra de Bonobo foi lançada em outubro de 1999, com a música "Terrapin" na compilação When Shapes Join Together da gravadora independente Tru Thoughts[2] No ano de 2001, Bonobo lançou seu primeiro álbum para a Tru Thoughts "Animal Magic".[3] Com este album, completamente produzido e composto por ele mesmo, Bonobo se tornou um dos novos "Pioneiros do estilo downtempo" e sua música caracterizada por batidas eletrônicas relaxantes inspirou diversos artistas e gravadoras de todo o mundo.

No ano de 2001, Bonobo entrou para a gravadora independente Ninja Tune e em 2003, depois de produzir um álbum de remixes para a Tru Thoughts, Bonobo lança o álbum Dial 'M' For Monkey. Em 2005, Bonobo contribuiu na produção de um álbum da série de discos Solid Steel da Ninja Tune, através do seu álbum de remixes Bonobo Presents Solid Steel: "It Came From The Sea", formado basicamente por diversos remixes, re-edições e músicas exclusivas. A álbum, com lançamento programado para 10 de outubro de 2005, acabou sendo lançado uma semana antes pela própria Ninja Tune.

Seu terceiro álbum, intitulado Days to Come, foi lançado dia 2 de outubro de 2006. O primeiro single do álbum foi a faixa "Nightlite", apresentando os vocais da artista indiana Bajka Pluwatsch, mais conhecida como Bajka.[4] Devido ao grande sucesso do álbum, suas músicas apareceram em um grande número de páginas e itens relacionados à midia. Days To Come foi eleito como o Melhor Álbum do ano pelos ouvintes do DJ e locutor de rádios Gilles Peterson.[5]

A música "The Keeper" com os vocais de Andreya Triana foi lançada em setembro de 2009, como o primeiro single para o seu quarto álbum Black Sands, lançado em março de 2010.[6] O álbum 'Black Sands' teve uma ótima repercussão em todo o mundo, inclusive no Brasil, chamando a atenção de diversos DJs e produtores musicais, de programas de TV e filmes, que rapidamente perceberam a característica musical das obras de Simon, que logo se tornaram trilha sonora de jogos de videogame como "SSX On Tour", programas de TV nacionais como "Oscar Freire 279" da Multishow e até mesmo do famoso programa "Fantástico" da Rede Globo.

Em fevereiro de 2012, o álbum 'Black Sands Remixed' foi lançado pela Ninja Tune, apresentando músicas do 'Black Sands' original remixadas por diversos produtores de música eletrônica, como Machinedrum, Lapalux, Floating Points e Mark Pritchard.

Estilo[editar | editar código-fonte]

Bonobo utiliza em suas músicas uma grande variedade de samples combinados com complexas e agressivas trilhas de sons graves, com baixos e percussões. Sua música geralmente se desenvolve de forma linear, com a utilização de elementos eletrônicos graves modernos graciosamente combinados com trilhas que caracterizam sua música com a utilização de instrumentos clássicos utilizados em obras de cultura erudita. No álbum Days to Come, Bonobo mistura este característico plano de fundo musical com os limpos e distintivos vocais de Bajka, que oferece uma bela harmonia para a criação de um som multifacetado.

Embora Bonobo sempre aparecesse em apresentações solo e em shows de DJ, no ano de 2004, Bonobo optou por seguir uma crescente tendência entre produtores de música eletrônica de tocar com uma banda completa. A banda toca versões do material produzido em estúdio pelo músico, com um cantor, um tecladista, um guitarrista, um saxofonista, uma seção de instrumentos de corda, instrumentos eletrônicos e tambor.[7] Simon Green toca um contrabaixo elétrico e lidera a banda nos palcos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Bonobo at Babylon, Istanbul.JPG
Concerto do Bonobo no Club Babylon em Istanbul (Fev. de 2008)

LPs[editar | editar código-fonte]

Outros lançamentos / EPs[editar | editar código-fonte]

DVD[editar | editar código-fonte]

  • Live at Koko (Ninja Tune - ZENDV119, 23 de março de 2009)


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bonobo