Bruce Shanks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bruce Shanks
Nascimento 29 de janeiro de 1908
Morte 12 de abril de 1980
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
  • Lafayette High School
Ocupação jornalista
Prêmios
"O pensador" feito por Bruce McKinley.

Bruce McKinley Shanks (29 de janeiro de 1908 - 12 de abril de 1980)[1] foi um cartunista editorial americano que trabalhou para o Buffalo Evening News durante a metade do século XX. Lá, ele ganhou o Prêmio Pulitzer anual de desenho animado editorial para "The Thinker" (10 de agosto de 1957), que mostrava "o dilema da associação sindical quando confrontado por líderes corruptos em alguns sindicatos".[2][3]

Shanks nasceu em Buffalo, Nova York, filho de George Shanks, dono de uma empresa local de pintura de placas. De 1924 a 1927, ele frequentou a Lafayette High School, onde foi ensinado pela instrutora de arte Elizabeth Weiffenbach, que mais tarde (1936-1939) também influenciou o estilo da artista de capa de ficção científica Kelly Freas. Shanks começou a trabalhar no Buffalo Evening News como garoto-propaganda. Seus primeiros desenhos animados apareceram nas páginas de esportes.

Um personagem criado por Shanks era Olaf Fub, um nome derivado de "Buffalo" escrito para trás. Um desenho de Fub e a frase "Olaf Fub sez ..."continuou a apresentar o comentário dos escritores do Evening News sobre eventos locais, mesmo após a morte de Shanks.

Outro personagem que apareceu com frequência nos desenhos editoriais de Shanks foi John Q. Public. Esse nome foi criado por Vaughn Shoemaker, outro cartunista editorial, e agora é um nome reservado nos Estados Unidos. Os cartuns de Shanks foram amplamente distribuídos por sindicatos nos EUA e no mundo no auge de sua carreira, então ele pode ter contribuído para o estabelecimento do espaço reservado.

Ao lado do Pulitzer, Shanks ganhou oito prêmios da Freedoms Foundation[3] e vários prêmios Page One da American Newspaper Guild.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Shanks serviu no exército dos EUA de 1942 a 1945.[4] Ele morreu em Palm Beach, Flórida, em 1980.[1]

Referências

  1. a b Florida Death Index, 1877-1998
  2. "Editorial Cartooning". The Pulitzer Prizes. Retrieved 2013-11-17.
  3. a b «Political Cartoon: art was in the blood». Boca Raton News. pp. 1, 6 
  4. U.S. Department of Veterans Affairs BIRLS Death File, 1850-2010