Bruscos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bruscos é uma aldeia portuguesa com certeza, situada na freguesia de Vila-Sêca, concelho de Condeixa-a-Nova.

A festa principal realiza-se no dia 8 de Dezembro ( e nos dias próximos deste) e é em honra de Nossa Senhora da Conceição.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Na aldeia existe um Centro Cultural e Recreativo (CCRB), um campo de futsal/ténis, um lar de idosos e uma escola (que já não é usada para ensino a crianças)..

O CCRB teve ao longo da sua historia vários grupos de teatro sendo o ultimo o Grupo de Teatro Amador "os Sardaniscas", que geralmente atuam em diversas alturas do ano, nomeadamente na festa em honra de Nossa Senhora da Conceição.

O vale de Bruscos constitui uma bonita paisagem,sendo outros pontos de interesse turístico: a capela, as capelinhas de Sº António e do Menino Jesus, o Freixo e outros.

Bruscos orgulha-se de preservar uma das maiores tradições portuguesas, a Vigília Pascal.

História[editar | editar código-fonte]

Após uma fundação que remonta para um período romano, com presença de vários generais romanos na região, Bruscos, cujo nome deriva de movimentos de alta velocidade executados de forma inesperada, a pequena aldeia acabou por expandir-se e ter um crescimento demográfico. Atualmente Bruscos faz parte da freguesia de Vila Sêca, no concelho de Condeixa, distrito de Coimbra.

Visit Bruscos[editar | editar código-fonte]

Localização: A - Saida da A1, B- Centro Cultural e Recreativo, C- Capela


Figuras Ilustres[editar | editar código-fonte]