Bucha (planta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBucha
Luffa aegyptiaca Blanco2.334.png

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cucurbitales
Família: Cucurbitaceae
Género: Luffa
Espécie: L. aegyptiaca
Nome binomial
Luffa aegyptiaca
Mill.
Bucha
Luffa aegyptiaca - MHNT
Luffa operculata - MHNT

Bucha (Luffa aegyptiaca; Luffa cyllindrica) é uma trepadeira alta da família das cucurbitáceas, pertencente ao gênero Luffa. Possui folhas palmatilobadas, flores amarelas, rajadas de verde, e bagas obovadas, oblongas, de até 45 centímetros semelhante ao pepino. Algumas variedades podem atingir mais de 1,2 metro. A bucha é nativa das regiões tropicais do chamado "Velho Mundo".

É uma planta subespontânea, também cultivada em outras regiões tropicais por seus usos medicinais, brotos e frutos verdes comestíveis (não confundir com a buchinha-do-norte (Luffa operculata), que é tóxica). A bucha é cultivada especialmente pelas fibras do fruto seco, que são usadas principalmente como esfregão de banho, podendo também ser usadas como palmilha e bucha de carga para tiro, entre outras funções.

A bucha também é conhecida como bucha-dos-paulistas, bucha-dos-pescadores, esfregão, fruta-cocta, fruta-dos-paulistas, gombô-grande, mamalongo e quingombô-grande.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.