Buffalo Bill

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Buffalo Bill
Nome completo William Frederick Cody
Nascimento 26 de fevereiro de 1846
próximo de Le Claire, Iowa, EUA
Morte 10 de janeiro de 1917 (70 anos)
Denver, Colorado, EUA
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense

William Frederick Cody (Iowa, 26 de fevereiro de 1846Denver, 10 de janeiro de 1917), simplesmente Buffalo Bill, foi aventureiro americano nascido no Condado de Scott, Iowa, EUA. Matou milhares de búfalos num curto espaço de tempo, ficando por isso com a alcunha de "Buffalo Bill". Além de caçar búfalos, Cody teve inúmeros empregos: batedor da cavalaria americana (1868-1872), mensageiro do Pony Express (1860), gerente de hotel, ferroviário e condutor de diligências.

Uma lenda em seu país, Buffalo Bill se tornou também mundialmente famoso graças ao show sobre o Oeste Selvagem (Buffalo Bill's Wild West show) que passou a estrelar a partir de 1883. O show incluía uma parada de cavaleiros, participação de índios americanos, e grandes atiradores. O show contava ainda com Turcos, Árabes, Mongóis e Cossacos, com cavalos e roupas típicas, e com participações de Jane Calamidade e Touro Sentado.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Buffalo Bill.

Foi um ícone notável no Velho Oeste, e ficou famoso principalmente por ser um dos criadores dos espetáculos sobre o gênero.

Ele nasceu em 1846, nos Estados Unidos, no estado de Iowa. Seu verdadeiro nome é William Frederick Cody. Quando ainda era jovem, uma estrada de ferro começou a ser construída através das planícies do estado.

Então, o jovem, ainda conhecido como Willian Cody, começou a trabalhar como fornecedor de carne para os operários da estrada de ferro. Daí veio sua alcunha, a carne que ele supria era de Búfalos.[1] Era um exímio caçador e em um ano chegou a matar cerca de cinco mil búfalos. Ganhou fama e a alcunha.

Com o extermínio dos Búfalos nos anos que se seguiram, ficava cada vez mais difícil achar manadas do animal, Búfalo Bill, já com grande fama, resolve então investir numa carreira de artista. Em 1883 contratou alguns índios e mais alguns vaqueiros para fazer uma espécie de circo móvel, cuja temática era o Oeste selvagem. Assim, ele passava de cidade em cidade, nas quais as pessoas pagavam para ver o espetáculo, junto com suas demonstrações de habilidades de cavaleiro.[1] Ganhou fama e dinheiro, sessenta anos depois suas idéias inspiraram os filmes de Faroeste.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Em 1873 Cody entrou para o negócio do entretenimento, criando uma companhia chamada de the Buffalo Bill Combination. Associou-se a Texas Jack Omohundro e em 1873, Wild Bill Hickok. Durante 10 anos a companhia se apresentou. No espetaculo havia um dos melhores atirador do oeste M.T que manuseava um colt 45, acompanhado do seu melhor amigo mais conhecido como W.P,que manuseava uma winchester modelo 1880, á procura de bandidos no deserto americano.
  • Em 1876 houve uma batalha numa localidade chamada Warbonnet Creek: Buffalo Bill, que estava com o exército como batedor, teria escalpelado o guerreiro Cheyenne Mão Amarela, como vingança pela morte do General Custer. Ele reencenou esse fato em seu show (que também aparece com destaque no filme de 1944 sobre a vida do aventureiro, com Anthony Quinn interpretando o guerreiro indígena).
  • Os quadrinhos com as aventuras do jovem Buffalo Bill (que nada tinham a ver com o lendário aventureiro), feitas pelo artista Harry O'Neil nos anos 30, e que depois teve seu título mudado para Broncho Bill, causou confusão entre os personagens. No Brasil a série foi publicada toda com o nome de Bufalo Bill (informe na republicação da revista Bufalo Bill nº 1 de 1954, feita pela RGE). Para aumentar a confusão, mais tarde a tira de western satírico Catfish de Rog Bollen (criador de tiras com animais, conhecidas no Brasil por "Os Bichos") e Gary Peterman (substituídos depois por Tom Cone e Fred Wagner), de 1973 a 1994, publicada no Brasil a partir de 1976, foram lançadas com o nome de Bronco Bill.
  • Antes de William Cody, havia outro com o apelido de ("Buffalo Bill"): Bill Comstock. Cody ganhou o apelido dos trabalhadores da estrada de ferro Kansas Pacific Railroad em 1868, depois de matar muitos búfalos ou bisões. Seu serviço tinha como objetivo "limpar" os trilhos das manadas de búfalo, que atrapalhavam os trens. Também servia para trazer fome aos indígenas que dependiam quase que exclusivamente da caça ao búfalo, animal que lhes dava carne e peles, além de fornecer material para armas e outros usos domésticos. Com a quase extinção dos búfalos, a reputação de caçadores como Buffalo Bill deixou de ser heróica e passou a ser vista como nefasta.
  • Ele recebeu a Medalha de Honra em 1872 pelos seus serviços ao Exército. A efeméride foi revogada em 1917, 24 dias antes da sua morte, porque ele era um civil. Mas lhe foi devolvida em 1989.
  • Há Jogos de Bebidas, sobre Buffalo Bill; e diz-se também que a origem do "mão direita é pénalti" (beber um copo de um gole só, quando apoiado pela mão direita) está relacionada com Buffalo Bill. Conta-se que um dia estava Buffalo Bill num saloon, quando entra um pistoleiro, Buffalo teria então o copo na mão direita, a mesma que usava para disparar, então bebe o copo de um gole só e dispara depois.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b William “Buffalo Bill” Cody (1907). Visitado em 2013-06-02.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Buffalo Bill


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.