Bursa (anatomia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bursas visíveis em cima e em baixo à direita

Uma bursa (plural bursae ou bursas; latim: Bursa synovialis) ou bolsa sinovial é uma pequena bolsa cheia de líquido (sinóvia) localizada no ponto em que um músculo ou tendão roça um osso. As bursas reduzem o atrito entre as duas superfícies em movimento. Existem centenas delas em todo o corpo. As bursas assemelham-se a bolsas, de onde vem o seu nome em latim.

Bursa pode designar ainda, quando atrelada à anatomia e à nomenclatura de células e tecidos, linfócitos "B" a exemplo, a Bursa de Fabricius, um divertículo da cavidade cloacal das aves. Esse divertículo não é observado em mamíferos, mas os tecidos linfóides associados podem nesses ser encontrados nas paredes intestinais, amígdalas e apêndice, fator o qual justifica a nomenclatura dos citados leucócitos, a exemplo [1] .

A infecção ou irritação de uma bursa dá origem à bursite (inflamação da bursa). O termo genérico para doenças das bursas é "bursopatia".

Referências

  1. Sasson, Sezar; Silva Junior, Cesar da - Biologia 1 Citologia Histologia - 5ª Edição - Atual Editora, São Paulo, 1989 - ISBN:85-7056-045-1

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]