Cálcis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Agosto de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cálcis.
Cálcis.

Cálcis ou Cálquida (em grego antigo Χαλκίς, transl. Khalkís; em grego moderno Χαλκίδα, Halkídha) é a principal cidade da ilha de Eubeia e a capital do distrito do mesmo nome, na Grécia, situada junto ao estreito de Euripo. Tinha, em 2001, 53 584 habitantes. É sede de arcebispado e capital da prefeitura de Eubeia.

Importante cidade antiga, é hoje um centro agrícola e agro-alimentar com indústrias de manteiga, pecuária e destilarias.

Mitologia[editar | editar código-fonte]

Cálcis, na mitologia grega, foi uma das doze filhas de Asopo e Metope, filha do deus-rio Ladão.[1] Asopo e Metope tiveram dois filhos, Pelasgo ou Pelagon e Ismeno, e várias filhas;[2] [1] vinte filhas, das quais Égina[2] e Salamina, segundo Pseudo-Apolodoro, [3] ou doze filhas, Córcira, Salamina, Égina, Peirene, Cleone, Tebas, Tanagra, Tespeia, Asopis, Sinope, Ornia e Cálcis, segundo Diodoro Sículo.[1]

Na Guerra de Troia, Cálcis fazia parte do domínio dos Abantes, que dominavam Eubeia, Cálcis, Erétria, Histiaea, Cerinthus, Dios, Carystus e Styra; seu líder foi Elefenor, filho de Calcodonte, que levou quarenta navios negros.[4]

Referências

  1. a b c Diodoro Sículo, Blbioteca Histórica, Livro IV, 72.1
  2. a b Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 3.12.6
  3. Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 3.12.7
  4. Homero, Ilíada, Livro II, 536-545
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.