Eubeia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Eubeia (Έυβοια)
GR Evia.png
Geografia física
País  Grécia
Localização Mar Egeu
Arquipélago Ilhas Egeias
Ponto culminante Monte Dhirfis, 1745 m
Área 3684  km²
Geografia humana
População 198 130 (2001)
Chalkida .JPG
Cidade de Cálcis (Cálquida), a maior de Eubeia

Eubeia (em grego: Εύβοια, transl. Euboia; também chamada pelos venezianos de Negroponte[1] ) é uma ilha da Grécia, localizada na periferia da Grécia Central, na prefeitura de Eubeia . Sua capital é a cidade de Cálcis, também denominada Cálquida.

Depois de Creta, Eubeia é a maior ilha do arquipélago grego, sendo também a segunda em população. Comprida e estreita, com a forma de um cavalo-marinho, tem cerca de 150 km de comprimento e varia entre 50 km e 6 km de largura. É separada do continente pelo Mar Euboico. É atravessada por uma cadeia de montanhas, que forma parte da cadeia que atravessa a Tessália, a leste, e continua para sul, atravessando também as ilhas de Andros, Tinos e Míconos.

Economia[editar | editar código-fonte]

A principal atividade econômica é a mineração, sobretudo de magnesita em Mantoudi e Limni; linhito em Aliveri, e ferro e níquel em Dirfis. Mármore é extraído 3 km ao norte de Erétria, e também amianto, a nordeste de Caristus, na montanha Okhi.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Provavelmente por uma corruptela das palavras Egripos e ponte: a 'Ponte de Egripos', referindo-se ao estreito de Egripos.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.