Cabelo grisalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cabelo branco)
Ir para: navegação, pesquisa

O cabelo grisalho é caracterizado pela ausência de cor nos cabelos. No âmbito mais comum está associado ao envelhecimento humano, principalmente a partir dos 40 anos de idade. Nos albinos os cabelos são brancos desde o nascimento. Algumas doenças como o vitiligo podem ocasionar a perda da coloração do cabelo prematuramente.

Influência do envelhecimento na cor dos cabelos[editar | editar código-fonte]

A mudança de coloração dos cabelos ocorre naturalmente com o envelhecimento de forma usualmente gradativa: inicialmente surgem os primeiros fios brancos que vão dando a coloração grisalha em quem tem cabelos de tons escuros; com o avanço da idade mais fios de cabelo vão se tornando brancos, podendo afetar todos os fios. Aos 40 anos de idade aproximadamente 40% das pessoas possuem fios brancos de cabelo. Essa característica do envelhecimento é chamada de acromotriquia e também é observada em outros animais tais como equinos, cães e gatos.

Influência de fatores genéticos[editar | editar código-fonte]

Existem alguns fatores genéticos associados aos cabelos brancos. No albinismo as pessoas já nascem com cabelos brancos, pois o organismo é incapaz de produzir a melanina; sendo que são conhecidas algumas variações de natureza genética do albinismo: a OCA 1, OCA 1B, OCA 2, OCA 2 e AO.[1] Também existem casos de pessoas que nascem com cabelos grisalhos onde estuda-se a origem genética dessa característica.

Influência de outras causas[editar | editar código-fonte]

O vitiligo também pode ocasionar cabelos brancos quando a região do couro cabeludo é afetado, e por hora ainda não se sabe as verdadeiras causas do vitiligo. Vários estudos buscam estabelecer uma causa para o aparecimento prematuro de cabelhos brancos associando sua ocorrência prematura ao consumo de tabaco e deficiências nutricionais na alimentação. Um estudo recente aponta que o aparecimento de cabelos brancos está associado a uma concentração maior de peróxido de hidrogênio nos folículos capilares, abrindo novas perspectivas de tratamento.[2]

Referências

  1. Luciane de Melo Rocha, Lilia Maria de Azevedo Moreira. (fevereiro 2007). "Diagnóstico laboratorial do albinismo oculocutâneo". J Bras Patol Med Lab 43 (1): 25-30 pp.. Página visitada em 2009-03-09.
  2. (em inglês)J. M. Wood, H. Decker, H. Hartmann, B. Chavan, H. Rokos, J. D. Spencer, S. Hasse, M. J. Thornton, M. Shalbaf, R. Paus, and K. U. Schallreuter. (23 de fevereiro de 2009). "Senile hair graying: H2O2-mediated oxidative stress affects human hair color by blunting methionine sulfoxide repair". The FASEB Journal. DOI:10.1096/fj.08-125435. Página visitada em 2009-03-09.

Ver também[editar | editar código-fonte]