Camada de sessão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Modelo OSI
Camada Protocolo
7.Aplicação HTTP, RTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, BitTorrent, DNS ...
6.Apresentação XDR, TLS ...
5.Sessão NetBIOS ...
4.Transporte NetBEUI, TCP, UDP, SCTP, DCCP, RIP ...
3.Rede IP (IPv4, IPv6), IPsec, ICMP, NAT ...
2.Enlace Ethernet, IEEE 802.1Q, HDLC, Token ring, FDDI, PPP, Switch, Frame relay, ATM, ARP, RARP ...
1.Física Modem, , 802.11 Wi-Fi RDIS, RS-232, EIA-422, RS-449, Bluetooth, USB, 10BASE-T, 100BASE-TX, ISDN, SONET, DSL ...

Camada de sessão cuida dos processos que controlam a transferência dos dados, cuidando dos erros e administrando os registros das transmissões.

De acordo com Gallo e Hancock [1] esta camada é vista como responsável por coordenar o fluxo dos dados entre os nós. Nela são implementadas regras para sincronização das trocas de mensagens, e por averiguar quais procedimentos a serem tomados em caso de falhas. Intercala as camadas de Apresentação e Transporte, as quais se comunicam diretamente com ela.

A camada de transporte gerencia a comunicação fim a fim entre duas máquinas, mas o que desejamos é a comunicação entre aplicações nessas máquinas. A camada de sessão tem objetivo de fornecimento desse serviço de gerência de conexão entre aplicações, provendo ainda o mecanismo de segurança, autenticação e sincronismo entre as partes. De forma simples, podemos dizer que permite a comunicação fim a fim entre aplicações em máquinas remotas, provendo ainda segurança via mecanismo de criptografia e gerencia de sessão.

Referências

  1. GALLO, M. A; HANCOCK, W. M. Comunicação entre Computadores e Tecnologias de Rede. 2004. Pioneira Thomson Learning.
Ícone de esboço Este artigo sobre redes de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.