Camarões Britânicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Camarões britânico
Flag of the German Empire.svg
1920 – 1961 Flag of Nigeria.svg
 
Blank.png

Bandeira de Camarões britânico

Bandeira

Continente África
Região África Ocidental
País Camarões
Capital Buea
Religião cristianismo (Sul), Islã (Norte)
Governo Mandato da Liga das Nações
Período histórico I Guerra Mundial
 • 20 de Julho de 1920 de 1920 divisão de Kamerun
 • 1 de Outubro de 1961 de 1961 Integração a Nigéria e Camarões
Camarões
  Kamerun alemão
  Camarões Britânicos
  República dos Camarões

Camarões Britânicos (em inglês: British Cameroons) (Camarões do Norte e Camarões do Sul) foi um território do Mandato Britânico na África Ocidental, atualmente dividida entre a Nigéria e Camarões.

A área do atual Camarões foi reivindicada pela Alemanha como um protetorado durante a "Partilha da África" no final do século XIX (depois da Conferência de Berlim). Durante a Primeira Guerra Mundial, foi ocupada por tropas britânicas, francesas e belgas, e mais tarde passou sob mandato da Grã-Bretanha e França. Estes países, que já tinham estabelecido respectivamente as colónias da Nigéria e dos Camarões entraram em conflito por esta área e, em 1922, o Reino Unido recebeu um mandato da Liga das Nações para o administrar como um protectorado (Trust Territory). O mandato francês ficou conhecido como Camarões francês e o território britânico foi administrado em duas áreas, Camarões do Norte e Camarões do Sul. O Camarões do Norte consistia de duas seções não-adjacentes, divididos pelas fronteiras de Nigéria e Camarões.

O Camarões francês tornou-se independente em Janeiro de 1960, e a Nigéria foi marcada pela independência no mesmo ano, o que levantou questão sobre o que fazer com o território britânico. Depois de alguma discussão (o que vinha acontecendo desde 1959), um plebiscito foi decidido e realizado em fevereiro de 1961. A área de maioria muçulmana do Norte optou por união com a Nigéria e o Camarões do Sul votou pela adesão ao Camarões. [1]

O Camarões do Norte tornou-se uma região da Nigéria em 31 de maio de 1961, enquanto Camarões do Sul passou a fazer parte dos Camarões em 1 de Outubro. Nesse meio tempo, a área foi administrada como um território sob Protetorado das Nações Unidas.

Referências

  1. Nohlen, D, Krennerich, M & Thibaut, B (1999) Elections in Africa: A data handbook, p177 ISBN 0-19-829645-2

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Camarões Britânicos