Campeonato Mundial de Futsal de 2004
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
| Copa do Mundo de Futsal de 2004 Taipé Chinês 2004 |
||
| Dados | ||
| Participantes | 16 | |
| Anfitrião | ||
| Período | 21 de novembro – 5 de dezembro | |
| Gol(o)s | 237 em 40 partidas (média de 5,93)1 | |
| Campeão | ||
| Vice-campeão | ||
| Melhor marcador | ||
| Público | 50.923 (média de 1.273)1 | |
| ◄◄ |
||
O Campeonato Mundial de Futsal da FIFA de 2004 foi disputado entre 21 de novembro e 5 de dezembro em Taiwan (oficialmente China Taipé por razões políticas). Foi a quinta edição deste campeonato mundial, promovido pela FIFA.
Índice |
Primera Fase[editar]
(21 de novembro-26 de novembro)
Grupo A[editar]
|
|
Grupo B[editar]
|
|
Grupo C[editar]
|
|
Grupo D[editar]
|
|
Segunda Fase[editar]
(28 de novembro - 1 de dezembro)
Grupo E[editar]
|
|
Grupo F[editar]
|
|
Fase Final[editar]
| Semifinais | Final | ||||||
| 3 de dezembro - | |||||||
| |
2 (4) | ||||||
| |
2 (5) | ||||||
| 5 de dezembro - | |||||||
| |
2 | ||||||
| |
1 | ||||||
| Terceiro lugar | |||||||
| 3 de dezembro - | 5 de dezembro - | ||||||
| |
7 | |
7 | ||||
| |
4 | |
4 | ||||
Semifinais[editar]
| 3 de Dezembro de 2004 | Brasil |
2 – 2 (PRO) (4–5 DPP) |
National Taiwan University Taipé, Taiwan Público:3,400 Árbitro: |
|
| Pablo Simi |
Report |
| Penalidades | |||
| Falcão: Neto: Índio: Euler: Simi: Schumacher: |
4 – 5 | Limones: Kike: Rodríguez: Torras: Julio: Andreu: |
| 3 de Dezembro de 2004 | Argentina |
4 – 7 | National Taiwan University Taipé, Taiwan Público:3,500 Árbitro: |
|
| Sánchez Gimenez Wilhelm |
Report |
Disputa do 3º lugar[editar]
| 5 de Dezembro de 2004 | Brasil |
7 – 4 | National Taiwan University Taipé, Taiwan Público:3,500 Árbitro: |
|
| Falcão 1',6',12' Schumacher 17',36' Euler 18' Índio 19' |
Report | Sánchez 9',23' Giustozzi 29', 30' |
Final[editar]
| 5 de Dezembro de 2004 | Espanha |
2 – 1 | National Taiwan University Taipé, Taiwan Público:3,500 |
|
| Kike 24' Marcelo 30' |
Zanetti 40' | Árbitro: e |
Premiação[editar]
| Vencedor | |
|---|---|
ESPANHA Bicampeã |
|
| Vice-campeão | |
| 3º lugar | |
| 4º lugar |
| Prêmio FIFA Chuteira de Ouro (artilheiro): | Troféu FIFA Fair Play (equipe menos faltosa): | Prêmio FIFA Bola de Ouro (melhor jogador): |
|---|---|---|
| 1º 2º 3º |
Brasil |
1º 2º 3º |
Referências
- ↑ a b c FIFA.com (28 de agosto de 2008). FIFA Futsal World Cup Brazil 2008 - Statistical Kit (em inglês). Página visitada em 2 de outubro de 2008.
Curiosidades[editar]
- Pela primeira vez na história, o Brasil não chegou à final do torneio. Foi eliminado nas semifinais pela Espanha, que acabaria por vencer o torneio.
- Na partida semifinal entre Brasil e Espanha o melhor jogador de futsal do mundo na época, o brasileiro Manoel Tobias acabou não entrando em quadra. O motivo alegado, segundo o treinador Ferretti foi por "questões de estratégia". O mesmo aconteceu com o jogador mais experiente da equipe brasileira: Fininho.
- Desolado, o Brasil acabaria por vencer a Argentina na decisão do 3º lugar por 7-4, num jogo chamado de "jogo dos desanimados", antes da final.
- A Espanha não foi campeã invicta. Na segunda fase, a Espanha foi derrotada pela Itália por 2-3. Na final, a Espanha se vingou da derrota na segunda fase, vencendo por 2-1.
- Mesmo não conquistando o título, o jogador brasileiro Falcão foi considerado o melhor jogador do torneio, sendo premiado com a Bola de Ouro.
- Desta vez, a conquista da Espanha não contaria com o brasileiro naturalizado Daniel Ibañez, que se machucou algumas semanas antes do início do torneio. Mas o brasileiro naturalizado Marcelo deu o "toque brasileiro" à equipe espanhola que conquistou o título.
- A seleção da Itália, que foi vice-campeã contava com cerca de 10 atletas que eram brasileiros de nascimento.
- A Bola de Ouro de melhor jogador da competição foi para Falcão.