Cancro cítrico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaXanthomonas axonopodis
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Bacteria
Filo: Proteobacteria
Classe: Gammaproteobacteria
Ordem: Xanthomonadales
Família: Xanthomonadaceae
Género: Xanthomonas
Espécie: X. axonopodis
Nome binomial
Xanthomonas axonopodis
(Hasse, 1915)
Sinónimos
  • Pseudomonas citrii
  • Xanthomonas campestris pv. citri
  • Xanthomonas citri

O cancro cítrico é uma doença de plantas cítricas que ataca os tecidos vegetais, causada por bactérias do gênero Xanthomonas.

De um modo geral, ocorre de forma severa em regiões onde o clima no verão é quente e úmido, manifestando-se em folhas, frutos e ramos através da formação de lesões necróticas. Os sintomas geralmente são muito característicos, mas podem variar de acordo com o órgão afetado e idade de quando infectado pela bactéria. Desde a sua introdução no Brasil em 1957[carece de fontes?], diversas medidas de controle vêm sendo empregadas no intuito de reduzir os prejuízos causados por esta doença. Exclusão e erradicação têm sido as medidas básicas adotadas para prevenir e controlar o cancro cítrico em vários países, principalmente no Brasil e nos Estados Unidos, os dois maiores produtores mundiais de citros. No Brasil essa doença está restrita aos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.