Capitão Furacão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Capitão Furacão foi um programa infantil de sucesso apresentado pela TV Globo entre os anos de 1965 e 1970 de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h, tendo sua primeira transmissão no primeiro dia de TV Globo, 26 de abril de 1965.

O personagem Capitão Furacão era interpretado pelo ator Pietro Mário Pietro Mario Francesco Bongiancchini era apenas um jovem de 26 anos, por isso usava a barba postiça, como ele próprio explica ao Blogue Nostalgia: — Eu comecei como ator, aos 18 anos, na TV Continental. Depois fui para a Tupi e atuei no “Grande Teatro Tupi”. Anos depois, fui convidado pela Globo para integrar o elenco de teledramaturgia. Foi então que o diretor artístico da casa, Abdom Torres, sugeriu que eu apresentasse um programa infantil. Tive a ideia de fazê-lo caracterizado, pois era muito jovem. Queria fazer um personagem que fosse parecido com um vovô contando suas histórias. A primeira roupa que fizeram eu parecia um general da banda (risos). Então, peguei uma camisa azul marinho, um cinto da polícia, uma bota de montaria, e a Marinha me cedeu uma japona da corporação e estava criado o Capitão Furacão — lembrou Pietro.

Hoje, o programa é considerado o "avô" de programas infantis como o Xou da Xuxa, Angel Mix e Gente Inocente. Quando o Capitão saiu do ar a TV Globo lançou o seriado “Vila Sésamo”, que entrou em seu lugar. Nessa época, Pietro Mário levou o seu Capitão para a TV Rio, onde passou a se chamar “Clube dos Grumetes”, ficando no ar por mais seis meses.

Pietro Mário representava um velho marujo com boné e cachimbo que apresentava brincadeiras e desenhos. Seu lema era: "Sempre alerta e obediente".

Capitão Furacão também costuma ser lembrado por ter sido o programa que em 1966, promoveu entre as crianças a atriz Elizângela, que depois trabalhou na Globo no Show da Cidade em 1967. Muitas séries de sucesso no Brasil e no mundo exibidas pelo programa Capitão Furacão entre elas: Superman, Os Três Patetas e a mais famosa foi a série Zorro, protagonizada por Guy Williams, Henry Calvin, Don Diamond, George Lewis, Gene Sheldon e muitos outros atores dos anos 1950.

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.