Íbex-português

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Capra pyrenaica lusitanica)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaÍbex-português
Último e único espécime fotografado, capturado em Albergaria, Portugal, a 20 de setembro de 1890. Detalhes da foto abaixo.
Último e único espécime fotografado, capturado em Albergaria, Portugal, a 20 de setembro de 1890. Detalhes da foto abaixo.
Estado de conservação
Extinta
Extinta  (1892)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Género: Capra
Espécie: C. pyrenaica
Subespécie: C. p. lusitanica
Nome trinomial
Capra pyrenaica lusitanica
(Schlegel, 1872)

O Íbex-português ou cabra-montesa (Capra pyrenaica lusitanica) é uma subespécie extinta do íbex-ibérico, que habitou as zonas montanhosas do norte de Portugal, Galiza, Astúrias e oeste de Cantábria. Em tamanho e coloração era bastante semelhante à espécie espanhola, embora as manchas pendessem mais para o castanho do que para o preto. As hastes eram notoriamente diferentes de qualquer outra subespécie Ibérica. Eram de apenas metade do comprimento das da íbex-dos-pirenéus (cerca de 50 cm), mas eram quase o dobro em largura, e, consequentemente, mais juntas na base.

Em 1992, a subspécie Capra pyrenaica victoriae foi reintroduzida na Galiza, cruzando a fronteira para Portugal e repovoando o antigo território ocupado pelo íbex-português no Gerês.[1]

Causas possíveis da extinção[editar | editar código-fonte]

A caça por parte do humano pode ter sido a causa da extinção. Outra razão para o rápido declínio da população, foi as doenças de gado doméstico e um número desproporcionado de machos. A última hipótese parece ser menos provável, pois os machos eram os mais caçados e avistados. Acresce também o facto de que os últimos registos visuais registados foram todos de fêmeas (na Serra do Gerês em 1892[2]).

Referências

  1. [1]
  2. Peter Maas (3 abril 2006). «Capra pyrenaica lusitanica» (em inglês). Arquivado do original em 22 de maio de 2006 
Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.