Carlo Maderno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Carlo Maderno foi um arquitecto italiano, responsável pela Basílica de São Pedro durante cerca de 25 anos até à sua morte, a 31 de Janeiro de 1629 aos 73 anos. Deve ter nascido em 1555 em Capolaco, no lago Lugano. Seis dias depois da sua morte, Gian Lorenzo Bernini foi nomeado arquitecto responsável pela Basilica e pelo Palazzo Barberini.

Foi mestre de Francesco Borromini, também nascido em Lugano.

Um dos mais notáveis arquitetos de Roma no primeiro terço do século XVII. A partir de 1576, trabalhou com seu tio Domenico Fontana em encomendas papais. Em 1594 encarregou-se do negócio familiar. Em 1603, recebeu a incumbência de ser o supervisor da construção da basílica de São Pedro, inclusive a nave. Sua contribuição pessoal é por vezes difícil de determinar, pois trabalhava em conjunto com outros arquitetos e frequentemente foi empregado para dar início ou término a um projeto. Stefano Maderno seria seu irmão.

Seus restos foram depositados no cemitério de São João dos Florentinos, perto da ponte pênsil, à margem direita do rio Tibre.