Carpolestes simpsoni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCarpolestes
PlesiadapisZICA.png

Estado de conservação
Pré-histórica
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Plesiadapiformes
Família: Carpolestidae
Género: Carpolestes
Espécie: Carpolestes simpsoni

Carpolestes simpsoni é uma espécie extinta de Plesiadapiformes, a qual é uma das mais antigas de mamíferos aparentadas com primata encontráveis no registro fóssil durante o último Paleoceno. O C. simpsoni tinha dedos preênseis mas não olhos direcionados para a frente.

Pesando aproximadamente 100 gramas, C. simpsoni aparenta ser adaptado a um habitat arborícola. Uma grande unha do artelho opositora aos outros artelhos, permitindo um agarre firme sobre galhos. Como outras espécies de Carpolestes, a morfologia dental do C. simpsoni é especialmente adaptada a comer frutas, folhas, e invertebrados.[1]

A anatomia cranial do Carpolestes simpsoni tem sido estudada por tomografia de raios X de alta resolução, buscando evidências das relações entre plesiadapiformes e Euprimatas.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Moffat, A. S. 2002: Primate Origins: New Fossils and a Glimpse of Evolution. Science 295, 613-615.
  • Bloch, J. I., Boyer, D. M. & Gingerich, P. D. 2001: Positional behavior of Late Paleocene Carpolestes simpsoni (Mammalia, ?Primates). Journal of Vertebrate Paleontology 21 (3 Supplement) 34A.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mamíferos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.