Artelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artelhos ou pododáctilos são os termos técnicos em anatomia ou medicina para os dedos dos pés dos vertebrados terrestres[1]. Mas em Portugal, artelho refere-se à articulação tibiotársica (o tornozelo humano) ou ainda a partes do corpo ou a apêndices de artrópodes.

[1]

Na ordem dos primatas contam-se, via de regra, cinco artelhos em cada pé, em correspondência com os cinco dedos de cada uma das mãos. A ocorrência de um número de dígitos maior do que cinco em qualquer um dos pés ou das mãos é chamada de polidactilia.

Na espécie humana os artelhos são formados por três falanges, exceto pelo hálux (ou dedão), que conta com apenas duas.

Etimologicamente a palavra artelho deriva do substantivo latino articulus, que significa articulação, junta de ossos.[2][3]


A maioria das patologias do pé resulta de distúrbios anatômicos ou funções anormais das estruturas articulares ou extra-articulares. Com menos frequência, os problemas dos pés refletem distúrbio sistêmico.

Em pessoas diabéticas e com doença vascular periférica, exame cuidadoso dos pés, com avaliação da suficiência vascular e integridade neurológica devem ser feitos pelo menos duas vezes/ano. Pessoas com esses distúrbios devem examinar seus pés pelo menos uma vez ao dia.

Os pés também são locais comuns para calos, calosidades e infecções por fungos, bactérias e vírus[4].

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Notas e referências

  1. S.A, Priberam Informática. «artelho». Dicionário Priberam. Consultado em 13 de novembro de 2022 
  2. artelho in Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015. [consult. 2015-07-17 09:32:46]. Disponível na Internet
  3. SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. 22ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
  4. «Overview of Foot and Ankle Disorders - Musculoskeletal and Connective Tissue Disorders». MSD Manual Professional Edition (em inglês). Consultado em 13 de novembro de 2022