Cartão amarelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Cartão amarelo.

O cartão amarelo é utilizado normalmente em vários desportos pelo árbitro, no sentido de indicar ao jogador que recebe um determinado nível de punição pela sua conduta, servindo como aviso a este, que cometeu uma infracção leve. Pode ter também outros significados, fora do contexto do desporto.

Desporto[editar | editar código-fonte]

Futebol[editar | editar código-fonte]

No futebol é mostrado a um jogador o cartão amarelo como aviso que tenha cometido algum tipo de infração como uma falta, servindo-lhe de advertência. Ao ser mostrado um segundo cartão amarelo ao mesmo jogador, este recebe também um cartão vermelho, sendo imediatamente expulso do campo.

Os cartões amarelo e vermelho foram introduzidos pela FIFA em Copas do Mundo (Campeonatos Mundiais), a partir da Copa de 1970 disputada no México para um jogador da União Soviética.

Ao redor do mundo nos campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais um número predeterminado de cartões amarelos em distintas partidas faz com que o jogador torne-se inapto a jogar a próxima partida disputada por seu time como uma penalização imposta para disciplina em jogo. Por exemplo, nos campeonatos nacionais de futebol do Brasil, um jogador que receba ao todo três cartões amarelos, considera-se inapto a jogar a próxima partida disputada pelo seu clube, a contar da partida que recebeu o seu terceiro cartão. E se for expulso após possuir três cartôes acumulativos, o cartâo vermelho anula automaticamente os cartões amarelos.

Rúgbi e rúgbi a 13[editar | editar código-fonte]

No rúgbi e no rúgbi a 13, o jogador é suspenso do jogo por 10 minutos.

Esgrima[editar | editar código-fonte]

Na esgrima é mostrado como aviso, anulado a acção que o atleta tenha acabado de fazer.

Artes marciais mistas[editar | editar código-fonte]

Nas artes marciais mistas é mostrado como aviso, ao ser mostrado o terceiro cartão amarelo ao mesmo atleta, resulta na sua desqualificação.

Outros desportos[editar | editar código-fonte]

Voleibol, hóquei em campo, Lacrosse, Handebol e Futsal

Outros significados[editar | editar código-fonte]

  • Devido a influência do seu uso no desporto, o termo "cartão amarelo" tornou-se uma expressão corrente dirigida a alguém como aviso, ou como última oportunidade.
  • Um cartão amarelo da Organização Mundial da Saúde (ou Carte Jaune) é um certificado internacional de vacinação, que contém registos de vacinas, datado e certificado por médicos que as tenham administrado. Este cartão é apresentado às autoridades da imigração acompanhados pelo passaporte, ao entrar em regiões que estejam em quarentena por razões de doença.
  • Em inglês Yellowcard é o nome de uma banda de música criada em 1997, conhecidos pelo single "Ocean Avenue".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.