Carvalhais de Baixo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carvalhais de Baixo
Distrito Coimbra
Município Coimbra
Freguesia Assafarge
População (2011)
Orago São Simão
Povoações de Portugal

Carvalhais de Baixo é uma localidade portuguesa da freguesia de Assafarge e Antanhol que funciona como bairro extra-muros da cidade e Município de Coimbra.

Sendo em tempos um pequeno lugar, graças à expansão da cidade de Coimbra, esta zona é hoje considerada uma parte da mesma cidade, sendo principalmente constituída por moradias (algumas de luxo, por isso é conhecida como a Beverly Hills portuguesa) e urbanizações e estando representada na rede dos SMTUC com várias linhas. Existe ainda uma parte antiga de carácter rural, onde encontramos por exemplo o largo da capela e a sede do Grupo Desportivo e Recreativo de Carvalhais de Baixo onde entre outros existe o Grupo Motard Boca Seca fundado em 12 Agosto 2005.

Os Carvalhais contribuiram para o aumento de população da freguesia da última década, tendo sido a escolha de várias famílias que decidiram trocar o centro da cidade por um espaço mais calmo. A crise do mercado imobiliário veio desacelerar esta tendência.

Educação[editar | editar código-fonte]

Nos Carvalhais existe um jardim de infância e a escola primária de Assafarge encontra-se a menos de um quilómetro da povoação.

Religião[editar | editar código-fonte]

Religiosamente, a capela de São Simão serve três dos nove lugares da paróquia de Assafarge (que coincide geograficamente com o território da freguesia): Carvalhais de Baixo, Algar e Fontinhosa e possui a única casa mortuária da freguesia. A festa em honra de Nossa Senhora da Conceição realiza-se em Dezembro e é organizada em conjunto pelos mesmos três lugares.

Património[editar | editar código-fonte]


AltaAlto de São JoãoArregaçaBaixaNorton de MatosCarvalhaisCalhabéSão JoséLomba da ArregaçaCruz de CelasConchadaMonte FormosoOlivaisNossa Senhora de FátimaPortela do MondegoLôgo de DeusSolumTovimBrincaBoavistaPortela da CobiçaVale das FloresIngoteLoretoRosaPinhal de MarrocosSanta JustaRelvinha

PedrulhaGuarda InglesaFonte da CheiraVila FrancaSão SebastiãoQuinta da CheiraChão do BispoTenxoalCasal da EiraVale das FigueirasArco PintadoCoselhasCorrenteLapas da CorrenteQuinta GrandeLordemãoLapas de LordemãoSão RomãoNogueirasAreeiroMainçaSete FontesS. BartolomeuSanta CruzSé NovaAlmedina