Cataia (bebida)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cataia é uma bebida muito popular no Litoral Norte do Estado do Paraná e no Vale do Ribeira, Litoral Sul de São Paulo. É preparada à base de uma erva medicinal com o mesmo nome, curtida em cachaça.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O nome cataia vem do tupi e quer dizer Folha que queima. A bebida é feita da folha da cataia, que quando submersa na cachaça reduz drasticamente a acidez, fazendo com que a bebida torne-se saborosa. É consumida geralmente pura ou com mel, realçando seu sabor.

Segundo histórias locais, a bebida originou-se na comunidade de Barra do Ararapira, litoral norte paranaense em 1985, quando seu Rubens Muniz resolveu misturar as folhas de cataia, originalmente utilizada na comunidade como chá ou erva anestésica, com cachaça. A partir daí a fama da bebida se espalhou pelas redondezas, sendo utilizada pelos pescadores em dias de frio e também por turistas, sobretudo de São Paulo e do Paraná, que propagandearam a bebida, também conhecida como "uísque caiçara" ou "uísque da praia".[1]

Dependendo do preparo, seu teor alcoólico varia entre 20% e 40%.[1]

Referências

  1. a b c FUCHS, Franco Caldas (Jornal Gazeta do Povo, 31 de janeiro de 2010). Cataia curtida, o uísque caiçara (em português). Página visitada em maio de 2010.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.